Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 18:25
Por: Carolina Pimentel

    Imprimir


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a decisão do governo federal de homologar em área contínua a reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. "Quando as pessoas reclamam que nós homologamos Raposa Serra do Sol de foram contínua, e falam em quase dois milhões de hectares de terra, as pessoas se esquecem que os intrusos não são os índios que estão lá, mas que fomos nós que, em 1500, chegamos aqui e tomamos os oito milhões e meio de quilômetros quadrados deles. O que nós estamos tentando fazer é apenas reparar os prejuízos que foram cometidos ao longo de séculos neste país".

O decreto presidencial que homologou a reserva no dia 15 de abril garante área de 1.743.089 hectares para os índios e determina que ficam excluídas da reserva a área onde está o 6º Pelotão Especial de Fronteira, em Uiramutã, os equipamentos e instalações públicas federais e estaduais atualmente existentes, as linhas de transmissão de energia elétrica e os leitos das rodovias públicas federais e estaduais. Quase 15 mil índios das etnias Macuxi, Taurepang, Wapixana, Ingarikó e Patamona vivem na reserva.

Lula destacou que o governo sempre recebe críticas quando decide demarcar uma reserva indígena. "Cada vez que a gente tenta demarcar uma terra indígena, tem uma parte que abre guerra e costuma dizer: não, mas isso é maior do que a Suíça, do que a Holanda. Se nós fôssemos do tamanho da Holanda, possivelmente a demarcação seria pequenininha", disse o presidente, que participou da cerimônia de criação de cinco reservas extrativistas e uma de proteção no Pará, no Palácio do Planalto.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338845/visualizar/