Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 16:30
Por: Priscilla Mazenotti

    Imprimir


Brasília - O combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e o incentivo a acordos de cooperação jurídica nessas áreas são os principais temas do 4º Fórum Global de Combate à Corrupção. Pela primeira vez no país, representantes de governos, da sociedade civil, de organismos internacionais, de organizações não-governamentais, especialistas e acadêmicos de mais de cem países vão discutir temas como a experiência brasileira no combate à corrupção, financiamento político e licitações públicas.

Para o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Waldir Pires, o mundo está se organizando melhor no combate à corrupção. "A corrupção é um crime que atinge todos os países do mundo. É como o homicídio, a gente combate sem cessar. Combate-se, sobretudo, acabando com a impunidade. Porque a impunidade é altamente estimuladora do crescimento da corrupção", explicou o ministro em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

De acordo com o ministro, o combate à corrupção é a garantia dos direitos básicos dos cidadãos. "Na medida em que você combate a corrupção, você preserva os recursos dos povos para aplicação e benefício de suas políticas sociais, de desenvolvimento, de investimentos", afirmou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para participar da abertura do evento, que vai de 7 a 10 de junho, em Brasília. Também está prevista a participação do ministro da CGU, Waldir Pires e do subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Maria da Costa. As três edições anteriores do evento foram nos Estados Unidos (Washington), em 1999; na Holanda (Haia), em 2001; e na Coréia do Sul (Seul), em 2003.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338877/visualizar/