Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 16 de Maio de 2005 às 12:29
Por: Carolina Pimentel

    Imprimir


Brasília - Foram criados 266.095 empregos no mês de abril. O dado é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Esse foi o melhor resultado para o mês desde o início da série em 1992. Uma elevação de 1,07% em comparação a março, quando foram gerados 102.965 postos de trabalho.

O setor de serviços foi o que mais empregou em abril, 87.475 postos, crescimento de 0,89% em relação a março. Seguido pela indústria de transformação (79.495), de bebidas e alimentos (51.010), agricultura (44.207), comércio (33.308) e construção civil (14.532).

Segundo o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, os dados mostram que a exportação não é a única fonte de geração de emprego no país. "Para sustentar essa análise, é só ver o desempenho no comércio e no serviço e na indústria de alimentos e bebidas, já que boa parte está vinculada à demanda do mercado interno. Confirmando dados do setor de supermercados, que revelam crescimento no consumo de alimentos, bebidas e outros produtos comercializados em supermercados. A renda interna está se recuperando e tem impulsionado a geração de emprego", disse.

Berzoini afirmou que os resultados indicam que a geração de postos de trabalho é crescente. "Não há razão nenhuma para supor que haja uma desaceleração. Se analisarmos o que está acontecendo com a balança comercial, há crescimento nas duas pontas. Se há crescimento nas duas pontas, significa que não há apenas um impulso exportador que continua forte, apesar da taxa de câmbio, mas existe também um impulso importador, significa que o mercado interno está demandando mais produtos".

A região Sudeste apresentou o melhor resultado, conforme indica o Caged, com 1,3% de crescimento, o equivalente a 179.034 empregos criados. Os destaques foram os estados do Espírito Santo (2%) e São Paulo (1,47%). Em segundo lugar ficou o Centro-Oeste com 1,08% e em seguida o Norte com 1%. O Nordeste obteve o pior desempenho com 0,59%, tendência verificada desde o início do ano em relação às atividades ligadas à agricultura, segundo o ministro.

Berzoini destacou também que as regiões metropolitanas de São Paulo, Salvador e Belo Horizonte apresentaram crescimento superior a 0,8% no mês. Antes de apresentar o cadastro à imprensa no Palácio do Planalto, o ministro levou os dados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339693/visualizar/