Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 16 de Maio de 2005 às 11:48
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Autoridades mato-grossenses e da Bolívia vão assinar nesta sexta-feira (20.05) um acordo bilateral para regularizar o transporte terrestre de passageiros por linha de ônibus, entre Cuiabá e a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com escalas em Cáceres, San Matias e San Ignacio de Velasco, na divisa dos países. O encontro de aprofundamento de ações de aproximação entre o Estado de Mato Grosso e o governo regional do Departamento de Santa Cruz de la Sierra começa na quinta-feira (19.05).

Durante o encontro de dois dias, a ser realizado no Centro de Convenções Senai-Fiemtec, haverá também a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica para que a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso (Ager) assuma a fiscalização do transporte internacional de passageiros e de ônibus de outros Estados que circulam dentro do Estado de Mato Grosso. Aspectos relativos à questão do transporte de cargas também devem ser debatidos no encontro.

Segundo a diretora-presidente da Ager, Márcia Vandoni, a regularização do transporte de passageiros é uma batalha antiga dos dois lados da fronteira. Ela destacou que após o governador Blairo Maggi ter realizado, em fevereiro, a Expedição Internacional – Estradeiro 4 – e o Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, os encaminhamentos avançaram bastante, com total apoio do governo boliviano, por meio do vice-ministro dos Transportes, Mauricio Navarro, e de autoridades de Santa Cruz de la Sierra.

"A assinatura do acordo bilateral estreita a relação entre as áreas fronteiriças no setor de transporte, um sonho antigo, tanto de brasileiros, como de bolivianos e é a busca de um desenvolvimento econômico integrado", relata Márcia Vandoni a respeito da importância da reunião para a integração entre os países.

Na terça-feira (17.05), a diretora da Ager reúne-se, em Brasília, com a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), organismo ligado ao Ministério dos Transportes, para acertar os detalhes dos termos do acordo a ser assinado entre o Brasil e a Bolívia.

O acordo é a etapa seguinte do protocolo de intenções firmado em março, em Cuiabá, pelo Governo do Estado, por meio do secretário de Infra-estrutura, Luiz Antônio Pagot, a diretora da Ager, pelo vice-ministro boliviano e pela Prefeitura de Santa Cruz de la Sierra, durante a realização do Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal.

Participarão da reunião em Cuiabá, do lado boliviano, o vice-ministro dos Transportes, engenheiro Mauricio Navarro; o deputado nacional do Departamento de Santa Cruz de la Sierra, René Peinado e o assessor de 15 Províncias Cruceñas, Ricardo Crespo. Pelo Brasil, participam do encontro o diretor da ANTT, Noburo Ofugi; o superintendente de Passageiros, José Antônio Schmitt; o superintendente da área de Cargas da ANTT, Aury de Mello Teixeira; o secretário de Infra-Estrutura de Mato Grosso, Luiz Antônio Pagot; o secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato; a diretora-presidente da Ager, Márcia Vandoni; e representantes da Polícia Federal de Mato Grosso e da Receita Federal.

Das instituições que atuam no segmento, também estarão no encontro o Sindicato dos Transportadores Mato-grossense de Cargas (Sindmat) e o Sindicato das Empresas Transportadoras Rodoviárias de Passageiros de Mato Grosso (Setromat).

O encontro de autoridades brasileiras e bolivianas responde aos trabalhos a serem realizados para integrar os países da América do Sul no que diz respeito ao comércio exterior, à cultura e ao turismo — teses centrais que guiam o Programa Estadual de Integração Inter-regional, a "Carta de Cuiabá", cujo conteúdo foi selecionado após a Expedição Internacional – Estradeiro 4 (visita do governador Blairo Maggi à Bolívia, Peru e Chile), em fevereiro, e o Seminário Internacional de Infra-estrutura Multimodal, ocorrido em Cuiabá há dois meses.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339703/visualizar/