Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 10 de Maio de 2005 às 23:44

    Imprimir


Uma investigação divulgada pelo site "Wired News" afirma que uma de suas repórteres pode ter inventado as fontes que citava nas matérias.

De 160 reportagens checadas e escritas pela jornalista freelance Michelle Delio, 24 contêm declarações de pessoas provavelmente inexistentes. O número de fontes possivelmente criadas chega a 40.

Delio produziu cerca de 700 matérias para a publicação e 160 delas foram checadas pelo colunista Adam Penenberg, da revista "Wired", e um grupo de estudantes de jornalismo da New York University.

As pessoas cuja existência não foi confirmada apresentam características em comum: elas têm nomes bastante usuais, profissões nada excêntricas e vivem em regiões metropolitanas.

Segundo o "Wired News", as declarações dessas fontes não afetam o conteúdo da grande maioria das reportagens. Em quatro casos, no entanto, os dados possivelmente criados são relevantes.

Em "Spyware on My Machine? So What?" ("Spyware em minha máquina? E daí?"), por exemplo, Delio falava sobre internautas que não ligam para os programas espiões existentes em seus PCs. Nenhum desses usuários foi encontrado por Penenberg e sua equipe.

Medidas

O "Wired News" afirma que não irá tirar as 24 matérias possivelmente fraudulentas do ar. Haverá, no entanto, uma indicação nessas reportagens dizendo que a existência das fontes não pôde ser confirmada.

"Ao mantermos esses textos no ar com a ressalva, esperamos que nossos leitores possam nos ajudar a identificar as pessoas citadas nas matérias", diz um comunicado do site.

A partir de agora, todos os repórteres que escreverem para o site terão de dar a seus editores os contatos das pessoas que aparecem nas reportagens. Fontes anônimas só poderão ser utilizadas mediante "justificativa apropriada".

Outro lado

Segundo a agência de notícias Associated Press, Delio afirma ter se arrependido de não guardar o contato de todas as pessoas com quem conversou para elaborar os textos.

"As investigações concluíram que minhas matérias não contêm informações criadas. Além disso, foi possível localizar todas as fontes principais das reportagens", disse, segundo a AP.

Em um e-mail escrito pela jornalista ao "Wired News" no mês passado, ela diz que não entende o motivo pelo qual sua credibilidade e carreira dependem da confirmação de "fontes de menor importância".





Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340169/visualizar/