Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Maio de 2005 às 08:15

    Imprimir


Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (09.05), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e infantil do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande. A unidade conta com sete leitos neonatais e três infantis para atender desde bebês recém-nascidos prematuros até pré-adolescentes, menores de 11 anos.

Para a implantação desses dez leitos e de mais dez leitos adultos, já em funcionamento no Pronto Socorro de Várzea Grande desde dezembro de 2004, foram investidos cerca de R$ 1 milhão por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura do município.

“Os equipamentos da UTI foram entregues no final de 2004, mas tivemos que fazer algumas adequações para que a UTI neonatal e infantil pudessem começar a funcionar”, afirma o secretário municipal de Saúde, Arilson Arruda. Segundo ele, o laboratório não tinha estrutura para dar suporte à UTI e foi necessário também fazer a troca de alguns lavatórios que estavam inadequados às necessidades da Unidade.

O secretário disse ainda que a implantação dessa UTI neonatal vem tranqüilizar não só as gestantes que terão bebês antes do tempo, mas também os médicos que se sentem mais seguros em ter todos os equipamentos necessários para cuidar bem desses pequenos pacientes.

O prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, agradeceu o apoio do Governo do Estado e frisou a importância de uma unidade como esta no município. “É compromisso nosso desde a campanha garantir a saúde por inteiro e é isso que estamos colocando em prática. Desde o nascimento, esses pequenos cidadãos várzea-grandenses terão atendimento de qualidade”, completou o prefeito.

Juntamente com a UTI, irá funcionar também um posto de coleta de leite materno. O objetivo é abastecer a própria UTI neonatal do Pronto Socorro, mas espera-se que a quantidade de leite coletado nesse posto seja maior que a demanda e possa vir a auxiliar crianças de outras unidades de saúde.

“O leite que não for utilizado aqui será encaminhado para pasteurização no Hospital Geral”, afirmou o coordenador dos Bancos de Leite da grande Cuiabá, Roberto Vinagre, lembrando que a partir daí, ele pode ser armazenado por até seis meses.

Entre UTI e posto de coleta de leite, serão mais de 60 profissionais trabalhando exclusivamente para atender essas unidades, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos.

As mães que quiserem doar leite materno podem entrar em contato com o posto de coleta do Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande através do telefone 686-3030.





Fonte: Secom/ VG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340366/visualizar/