Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 09 de Maio de 2005 às 07:54
Por: Luciana Vasconcelos

    Imprimir


Brasília - Os países do Mercosul devem assinar durante a Cúpula América do Sul – Países Árabes acordo com o Conselho de Cooperação do Golfo, do qual fazem parte Omã, Arábia Saudita, Bareine, Catar, Emirados Árabes e Kuaite. De acordo com o diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, Mário Vilalva, a idéia é estabelecer uma zona de livre comércio entre os dois blocos. Vilalva disse que os países do Golfo estão com excelente capital e investem tradicionalmente em infra-estrutura, energia e turismo.

Vilalva afirmou que o encontro será importante para conhecer as pessoas e estabelecer negócios futuros. "Não queremos fazer um encontro para vender ou comprar, mas para estabelecer uma rede", disse. Segundo ele, o governo brasileiro quer ampliar os negócios com governos árabes. No ano passado, o intercâmbio comercial entre Brasil e países árabes foi de US$ 8,2 bilhões, 50% a mais que em 2003. Segundo o diretor, a intenção é ampliar esse valor em dois anos para US$ 15 bilhões.

Nesse domingo (8), foi realizada uma Reunião de Altos Funcionários da América do Sul e dos Países Árabes. O subsecretário geral de cooperação do Itamaraty, Rui Nogueira, disse que um dos assuntos apresentados foi o encontro empresarial que começa hoje em Brasília. O encontro será aberto pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que vai ressaltar a importância do comércio entre os países e apresentar os resultados da missão presidencial que ocorreu entre os dias 3 e 10 de dezembro de 2003, em que a comitiva brasileira visitou Síria, Líbano, Emirados Árabes Unidos, Egito e Líbia.

Furlan também vai manter encontros bilaterais com outros ministros de Comércio dos países árabes. Já está agendado o encontro com o ministro da Economia e Comércio Exterior da Síria, Amer Husni Lutfi, para tratar das formas de incrementar o intercâmbio comercial bilateral.

Segundo Nogueira, dos 34 países participantes, 29 já confirmaram que vão montar estandes no Centro de Convenções, onde será realizada feira empresarial. "A idéia é que durante três dias haja troca de informações e apresentações com vistas a criar um ambiente favorável para negócios", afirmou. Entre os temas em debate no encontro empresarial estão: como fazer negócios entre a América do Sul e países árabes, a promoção de investimentos e como o turismo pode ser elemento de aproximação entre as nações.

O diretor do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, Mário Vilalva, disse que está prevista a participação de 1.050 empresários no encontro, entre eles 250 árabes e 300 sul-americanos.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340598/visualizar/