Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 13:53
Por: SID CARNEIRO

    Imprimir


Tombado por lei estadual, o Morro de Santo Antônio de Leverger (35 quilômetros de Cuiabá) está a 500 metros acima do nível do mar. Sua imponência é um dos cartões postais do município margeado pelo rio Cuiabá e o Pantanal, além de ser lembrado em livros históricos sobre o desbravamento de Mato Grosso, como ponto de observação dos soldados mato-grossenses, que protegiam o estado de uma possível invasão de inimigos, durante a Guerra do Paraguai.

Apesar disso e de outras histórias importantes, que envolveram o Morro de Santo Antônio, o local, que continua sendo refúgio de pássaros e animais silvestres, corre riscos de depredação do próprio homem.

O presidente da Associação dos Amigos do Morro de Santo Antônio, Raimundo Merando Lopes, recorreu a deputados, prefeitura e vereadores de Santo Antônio de Leverger para que convençam o governo estadual, por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEMA) ou o próprio Instituto Brasileiro de Recursos Renonáveis do Meio Ambiente (IBAMA), a fazer uma estrada única com sinalização ao pé do Morro.

Apartir daí, a subida para o pico do morro, que é visitado por um grande número de moradores e turistas, que vão a Santo Antônio de Leverger nos finais de semana, será por trilhas sinalizadas. Segundo Raimundo é uma forma de evitar acidentes com pessoas que não conhecem os perigos do Morro de Santo Antônio, onde já houve vítima fatal.

Além de acabar com as constantes queimadas, registradas pelos órgãos ambientais, no período de estiagem. “Dessa forma fica fácil controlar a visitação a um dos pontos turísticos do nosso município. Mas temos que oferecer pelo menos, o mínimo de estrutura”, disse Raimundo.

A proposta de Raimundo Merando, que teve o apoio da Assembléia Legislativa, ajuda a manter a preservação do meio ambiente protegendo ninhos de urubus, araras, pagaios, periquitos, galo de campina (passarinho), cotias, macacos e alguns micos que habitam a região.

Há seis anos que Raimundo Merando Lopes trabalha com objetivo de melhorar o acesso ao Morro de Santo Antônio. Depois de se reunir com moradores do local, ele batizou uma comissão de simpatizantes do meio ambiente de “Guardiãs do Morro” que tem a missão de incentivar a preservação do local e ampliar a divulgação do potencial turístico e cultural do Morro de Santo Antônio.

Raimundo tenta proteger a excepcional paisagem deste marco da história mato-grossense e sua biodiversidade. A variação de altitude ( 500 metros numa área totalmente de cerrado) criou ambientes únicos e o Morro de Santo Antônio protege um poucas espécies endêmicas (que só existe nesta região do município.

Além da beleza e da importância da conservação de suas espécies, o Morro de Santo Antônio é um dos melhores locais de Santo Antônio de Leverger para a prática de esportes de montanha, como caminhada e outros, além de uma boa espreguiçada contemplando a cidade de Cuaibá.

Mais Informações Secretaria de Imprensa da Assembléia Legislativa Fones: 613-2553-9603-0580





Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340792/visualizar/