Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 07 de Maio de 2005 às 08:49

    Imprimir


A visita do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a Riga esvaziou o centro da capital letona, por causa de medidas de segurança que, segundo os cidadãos, são as mais fortes que já viram.

George W. Bush recebe alta condecoração na Letônia A polícia letona fechou grande parte do centro da cidade para o tráfego e mobilizou centenas de agentes ao redor dos locais onde estava prevista a presença do governante americano neste sábado, em particular em volta do castelo de Riga - a residência da chefe de Estado, Vaira Vike-Freiberga - e do monumento à Liberdade.

Bush e Vika-Freiberga colocaram hoje duas coroas de flores diante do monumento símbolo da independência da Letônia.

Cerca de cem pessoas presenciaram a cerimônia e receberam o presidente americano com aplausos e gritos de "Letônia, Letônia".

Mas estas pessoas não se reuniram de forma espontânea, pois foram cuidadosamente selecionadas pelo governo letão e tinham que seguir uma série de estritos requisitos de segurança.

O tráfego aéreo sobre Riga continua fechado aos vôos não comerciais hoje e as autoridades recomendaram aos cidadãos não irem ao centro, a não ser por necessidade.

Até os turistas que estão na cidade estes dias vêem em todos os hotéis vários cartazes alertando que, por causa da "situação especial", devem sempre levar com eles o passaporte e a chave de seu quarto como prova de que realmente estão hospedados na cidade.

As lojas e restaurantes fechados em pleno sábado ajudavam a dar a esta cidade medieval um aspecto de abandono.

Na semana passada, Vike-Freiberga justificou as rigorosas medidas de segurança diante das queixas dos cidadãos.

"A situação em torno da visita de uma pessoa tão importante é exatamente a mesma que em qualquer outro país visitado por um governante assim. Não há nada de estranho ou de incomum", disse a presidente.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/340881/visualizar/