Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 06 de Maio de 2005 às 16:26

    Imprimir


Os ex-fumantes devem se cuidar para não engordar muito depois de abandonar o cigarro, segundo pesquisadores do Kings College, de Londres. Eles descobriram que os benefícios para a saúde de deixar de fumar são reduzidos se as pessoas engordarem demais.

Na pesquisa, os cientistas constataram que muitas pessoas acumulam muitos quilos quando param de fumar e isso afeta a saúde dos pulmões.

O estudo, publicado no jornal The Lancet, conclui que os serviços de ajuda às pessoas que querem parar de fumar devem também dar orientação sobre dieta.

Volume de ar

A médica Susan Chinn e seus colegas de equipe, autores do estudo, pesquisaram 6,6 mil pessoas de 27 países europeus.

Por mais de uma década, eles avaliaram o efeito do peso e do fumo sobre os pulmões por meio de testes de funcionamento dos pulmões.

Os testes mediram o volume de ar que uma pessoa armazena no pulmão e quanto pode expelir em um segundo. Quanto maiores os números, mais saudáveis são os pulmões.

Houve diferenças esperadas em relação ao funcionamento dos pulmões e ao peso. Os fumantes tendem a apresentar a maior queda no funcionamento dos pulmões em um determinado período e as pessoas que deixaram o cigarro têm mais tendência a engordar.

Homens e mulheres

O aumento de peso foi maior em pessoas que deixaram de fumar recentemente e menor quando elas abandonaram o hábito, mas começaram novamente.

Os pesquisadores constataram também que ex-fumantes que engordaram tinham função pulmonar pior do que os ex-fumantes que mantiveram o peso.

Os cientistas concluíram que o funcionamento dos pulmões dos homens que deixaram de fumar e engordaram é mais prejudicado do que o dos pulmões de mulheres ex-fumantes.

"Nossos dados sugerem que o ganho de peso é um fator importante na redução dos efeitos benéficos de deixar de fumar sobre o funcionamento dos pulmões", disse Chinn.

Segundo Ian Wilmore, da organização britânica Action on Health and Smoking, "isso faz todo sentido e é sempre uma boa idéia deixar de fumar sob supervisão médica".

No entanto, ele disse que o fato de que algumas pessoas podem engordar quando param de fumar não é motivo para não abandonar o hábito.

Ele argumentou que há muitos benefícios para a saúde que podem ser obtidos quando a pessoa para de fumar e o aumento de peso não eliminaria todos eles.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341057/visualizar/