Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Maio de 2005 às 10:58
Por: PAMELA MURAMATSU

    Imprimir


Dentro do pacote de benefícios que o Governo do Estado anunciou, na noite de quarta-feira (04.05), para os taxistas de Cuiabá e Várzea Grande está a qualificação profissional. O objetivo é aprimorar o atendimento prestado ao turista. Serão beneficiados 1.108 profissionais nas duas cidades. O anúncio da qualificação foi feito pelo governador Blairo Maggi durante evento realizado no Sindicato dos Taxistas Autônomos, Condutores de Passageiros de Cuiabá.

O treinamento será ministrado pelo Senac e coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania. A secretária Terezinha Maggi destaca que a capacitação dos motoristas de táxis atende um pleito antigo dos profissionais da categoria e dos prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande.

“O taxista é um componente fundamental no bom atendimento ao turista e ele deve ter consciência deste papel. É fundamental que os profissionais que lidam com o turista estejam aptos a atender o cliente de forma especial, assegurando o bem-estar e prestando um serviço de qualidade”, destacou Terezinha Maggi.

O curso será dividido em três blocos, sendo o primeiro voltado à qualidade na prestação do serviço, com os seguintes componentes: O setor Terciário, o Turismo, A qualidade e a Atividade do taxista. Neste bloco a carga horária é de 55h/aula. Em seguida, será ministrado o bloco sobre noções básicas de espanhol, com 15h/aula, em que o profissional aprenderá como apresentar à cidade e às pessoas ao turista e, por último, o bloco sobre informações turísticas, com 5h/aulas e as disciplinas de Patrimônio Natural e Patrimônio Histórico Cultural.

As aulas iniciam em junho de 2005 e os alunos serão divididos em turmas com no máximo 30 pessoas, para que haja bom aproveitamento do conteúdo ministrado.

O objetivo é aperfeiçoar o atendimento prestado ao turista, pois os taxistas na maioria das vezes fazem às vezes de cicerone do visitante, apresentando a cidade e destacando os aspectos culturais, históricos e turísticos da região. O conceito que o turista irá levar do passeio depende também da forma como ele foi recebido ao chegar e por isso o Governo está investindo na melhoria deste primeiro atendimento.

Para a qualificação, o Governo investirá R$ 88.640 em recursos do Fundo Estadual de Amparo ao Trabalhador (FEAT), sendo que o custo por aluno será em torno de R$ 80. Em Cuiabá serão treinados 924 motoristas de táxi e em Várzea Grande serão mais 184.

O governador Blairo Maggi destacou que é desta forma que o Governo trabalha, fazendo chegar até aos cidadãos as ações implementadas pela administração estadual. “A capacitação irá melhorar o serviço prestado pelos taxistas e isso se refletirá na satisfação do usuário”, afirmou Maggi.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas, Carlos Bodnar, o aperfeiçoamento dos profissionais é um anseio antigo da categoria, pois o Estado tem recebido uma leva muito grande de turistas e o retorno destes visitantes também depende da forma como foram atendidos já na chegada. “Com este curso poderemos atender melhor tanto o turista, quanto o passageiro em geral. Isso possibilitará mostrarmos todo o nosso potencial turístico, atraindo mais pessoas para visitarem Mato Grosso e ajudando a incrementar a economia”, afirmou Bodnar.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/341380/visualizar/