Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 19:44
Por: Alana Gandra

    Imprimir


Rio - O deputado federal Delfim Netto (PP-SP) criticou hoje a política de alta dos juros básicos da economia adotada pelo Banco Central como forma de controle da inflação. Em entrevista à Agência Brasil, na Confederação Nacional do Comércio, no Rio de Janeiro, o economista afirmou que "nos últimos 75 meses, a inflação tem permanecido rigorosamente a mesma. Houve um grande sucesso na política monetária e fiscal na passagem do governo FHC para o governo Lula, mas, a partir daí, não se fez nenhum progresso adicional".

"Essa elevação dos juros tem muito mais efeito em cima do Palocci (referindo-se ao ministro da Fazendo, Antonio Palocci) do que sobre a economia, de forma que quem paga na verdade é o Tesouro Nacional, porque aumenta o custo da dívida", explicou Delfim. O economista afirmou que o efeito sobre o controle da inflação tem sido muito pequeno, "mesmo porque os mecanismos de transmissão estão funcionando muito mal e, na verdade, não há nenhuma garantia de que você possa reduzir (os juros), a não ser com uma medida dramática". Delfim Netto confessou não estar vendo com grandes esperanças uma melhora da atual política de juros. "Não adianta ficar discutindo se já é hora ou não de baixar os juros básicos. Na verdade, não tem tido efeito nenhum", ponderou.

Delfim também defendeu a permanência do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central como um órgão puramente técnico. "O que é preciso é eliminar o pensamento único que existe no Copom". A ampliação desse pensamento deve ser feita, porém, de maneira adequada, advertiu.

Mencionou ainda que o Conselho Monetário Nacional, que é quem determina a política monetária brasileira, deveria ser constituído por profissionais, cabendo a ele fixar os juros básicos. "A política monetária é para profissional e você não pode misturar líder sindical com vendedor de bananas, com tomador de não sei o quê. No mundo inteiro, isso é uma tarefa profissional". Delfim Netto disse ainda que a própria constituição do Banco Central necessita ter uma diversidade de pensamento.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342828/visualizar/