Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Abril de 2005 às 17:40
Por: Daniel Lima

    Imprimir


Brasília - O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, disse hoje que não dá para o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) ir ao Congresso Nacional toda vez que houver mudança nos juros. Ele se referia à proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), que defende a ida do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao Congresso para explicar as decisões do Copom.

"É preciso definir um regra para essa coisa, instituir uma sistema com autonomia operacional do BC e prestação periódica ao Congresso. Seria mais avançado do que é hoje. Não dá é para, depois de cada reunião, ter um debate no Congresso, porque não vai resolver nada e poderá terminar no aumento dos juros", afirmou o ministro.

Questionado se a dose do remédio não está muito alta, ou seja se os juros não estão elevados demais, Paulo Bernardo fez uma comparação entre as discussões sobre as taxas e a ida dos técnicos do BC ao Congresso e as opiniões das torcidas de futebol sobre a escalação dos times.

"Nós estamos parecendo torcida de futebol. Precisamos definir um regra e ver quem vai escalar o time. É preciso ter um técnico - uma pessoa para escalar o time. Não dá para ser todo mundo. Acho que o Banco Central é que tem que fazer isso", enfatizou o ministro.

Ele concorda que o debate é legítimo, mas ressalta que não dá para ficar definindo os juros em assembléia, porque a decisão tem que ser técnica. "A ata é para isso. Para que nós, autoridades e dirigentes, possamos analisar e criticar a decisão do Copom".

Sobra a ata da última reunião do Comitê, que elevou na semana passada a taxa básica de 19,25% para 19,50%, Paulo Bernardo não quis fazer muitos comentários, alegando que tinha lido o documento rapidamente no computador. "Parece que não há novidade nenhuma. Estão aumentando os juros há oito meses. Não vejo nada de novo", disse.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/342853/visualizar/