Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 25 de Abril de 2005 às 11:00
Por: Stênio Ribeiro

    Imprimir


Brasília – A expectativa dos analistas do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano está em alta há oito semanas. Agora, a expectativa de inflação é de 6,15%, contra 6,10% na semana passada.

É o que revela o Boletim Focus, distribuído hoje pelo Banco Central, com base em pesquisa realizada na última sexta-feira junto a uma centena de instituições financeiras e analistas de mercado sobre a tendência dos principais indicadores da economia.

O IPCA, índice que serve de parâmetro para as correções oficiais, deve ficar em 0,70% neste mês, acima da previsão inicial de 0,50%, que já tinha subido para 0,67% na pesquisa anterior. A perspectiva para maio, 0,5 ponto percentual, foi mantida. Também houve elevação na estimativa do acumulado da inflação nos próximos 12 meses: passou de 5,58% para 5,66%.

O Boletim Focus revela também que aumentou a projeção dos reajustes acumulados de preços administrados e monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, água, transporte coletivo, remédios e outros), que devem subir 7,40% no ano, e não mais os 7,30% da semana passada. No mês passado, essa estimativa era de 7,10%.

Os analistas também mantiveram a previsão de 5,88% para o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), da Universidade de São Paulo, que reflete o comportamento de preços na capital paulista.

No comércio atacadista, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) teve aumentada sua previsão de 6,88% para 6,95%, enquanto no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) se manteve o cálculo anterior de 6,79%.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/343659/visualizar/