Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 10 de Dezembro de 2012 às 11:12

    Imprimir


O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) voltou a registrar alta na primeira prévia de dezembro, com avanço de 0,50%, depois de cair 0,19% no mesmo período de novembro, com aceleração dos preços tanto no atacado quanto no varejo, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. O IGP-M fechou novembro com recuo de 0,03%, ante variação positiva de 0,02% em outubro.

 

 

 

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 0,50% na primeira prévia de dezembro, ante recuo de 0,36% em igual período de novembro.

 

 

 

Entre os estágios de produção, os preços dos Bens Finais avançaram 0,55%, ante queda de 0,59% anteriormente. Contribuiu para este movimento o subgrupo alimentos in natura, cuja taxa mostrou alta de 2,53% ante queda de 4,77%.

 

 

 

No segmento Bens Intermediários, houve aceleração para 0,24%, ante 0,08% em novembro. A principal contribuição partiu do subgrupo materiais e componentes para a manufatura, que subiu 0,36% ante recuo de 0,07% no período anterior.

 

 

 

Já o índice de Matérias-Primas Brutas apresentou variação positiva de 0,79%, contra queda de 0,68% no mês anterior. Os itens que mais influenciaram foram minério de ferro (-3,84% para 0,87%), soja em grão (-3,06% para -1,77%) e milho em grão (1,85% para 4,97%).

 

 

 

Varejo
Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, acelerou a alta para 0,56%, contra 0,16% visto anteriormente, puxado pelo grupo o Alimentação, cujos preços tiveram alta de 0,91% ante queda de 0,29% em novembro.

 

 

 

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou elevação de 0,36%, acelerando ante alta de 0,14% na primeira apuração de novembro. O avanço do INCC, que responde por 10% do IGP, foi puxada pela mão de obra, com alta de 0,43%, ante variação positiva de 0,01% no mês anterior.

 

 

 

Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel. A primeira prévia do IGP-M calcula as variações de preços entre os dias 21 e 30 do mês de novembro.

 

 

 

O IGP-M iniciou uma trajetória de queda na primeira prévia de novembro em meio à deflação no atacado. Mas na semana passada o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) mostrou que esse movimento pode não se manter, ao registrar alta dos preços no atacado.

 

 

 

De qualquer maneira, analistas esperam preços menores de produtos agropecuários no final do ano após uma seca nos Estados Unidos impulsionar os preços das commodities, pressionado os índices de inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,60% em novembro e, apesar de preços menores de Alimentação, a desaceleração deste grupo ficou aquém da expectativa do mercado e o indicador geral subiu acima do esperado.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34378/visualizar/