Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 04 de Dezembro de 2012 às 07:58

    Imprimir


Duas candidatas disputam o comando da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat) amanhã. As vereadoras Edileuza Oliveira Ribeiro (PTC), de Guarantã do Norte, e Ismaili Donassam (PSD), de Colíder. As chapas serão responsáveis pela Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo da entidade pelo período de dois anos. Cada grupo conta com 21 vereadores que, para a disputa, devem ter se filiado à Ucmmat pelo menos seis meses antes da eleição, estar no exercício do mandato e com as mensalidades em dia.

Os mesmos critérios servem para aqueles que vão votar nas chapas concorrentes. Somente aqueles no exercício do mandato podem participar da votação, sendo que os suplentes devem apresentar ata de sua posse. Atualmente, cerca de 1,2 mil vereadores estão aptos a votar, mas a expectativa é de que apenas 700 compareçam às urnas amanhã, o mesmo número registrado na última eleição.

A votação ocorre somente em Cuiabá, onde foram disponibilizadas duas urnas convencionais pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Atual presidente da Ucmmat, o vereador por Nova Mutum, Unírio Schirmer, o "Ratinho" (PSD), ressaltou que é determinante o comparecimento dos vereadores filiados para a escolha do novo presidente.

Durante a votação, é facultado às chapas realizar campanha de boca de urna, mas somente na área externa da sede da entidade. O pleito ocorre no período das 9h às 17h. Não houve pedido de impugnação de nenhuma das chapas inscritas. O prazo para registro encerrou-se no dia 21 de novembro e ambas foram deferidas pela comissão eleitoral, que conta com três membros. A expectativa é de que o resultado da eleição seja divulgado até 2 horas após o encerramento da votação.

A vereadora eleita para o comando da Ucmmat será empossada em 27 de março do ano que vem e ficará no comando da entidade por dois anos. Segundo Ratinho, é fundamental que sua sucessora disponibilize tempo e vontade para enfrentar os desafios da instituição. "Precisamos de gente com competência para administrar", ressaltou o parlamentar.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34731/visualizar/