Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 04 de Dezembro de 2012 às 04:13
Por: STÉFANIE MEDEIROS

    Imprimir


Das 141 cidades de Mato Grosso, 117 apresentam grau moderado de desenvolvimento. No topo da escala, Sorriso (420 Km de Cuiabá) lidera os seis municípios com alto índice de avanço na educação, saúde e emprego. Os dados são do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), publicado esta semana.

No ranking dos estados brasileiros, Mato Grosso aparece na 13° posição. Já em relação às capitais, Cuiabá ocupa o 11° lugar, ficando em 4° na lista de municípios mato-grossenses, atrás de Sorriso, Primavera do Leste (240 Km de Cuiabá) e Lucas do Rio Verde (350 Km de Cuiabá).

O sistema FIRJAN considera três aspectos nos quais os municípios são avaliados: Emprego/renda, saúde e educação. A nota vai de 0 a 1, sendo o pior índice de 0 a 0,4. De 0,4001 a 0,6 a cidade tem grau regular de desenvolvimento. De 0,6001 a 0,8 é moderado e de 0,8001 a 1, alto.

De acordo com o prefeito da cidade Sorriso, avaliada como 0,8453, Clomir Bedin, a liderança nos índices do sistema FRIJAN não é nenhuma surpresa, sendo que o município também foi premiado com o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por ter ultrapassado os índices de qualidade de vida exigidos pela instituição. “Nós superamos o que foi proposto. Mas os resultados não são nenhuma novidade, isso já é normal. Sorriso é uma cidade referência, tanto no estado, quanto no país”, disse.

Bedin destaca a atração de indústrias como um dos principais fatores para a geração de emprego no município, sendo que foi este o índice que mais contribuiu para a elevada posição da cidade nos dados do Sistema FIRJAN. “E não é qualquer tipo de serviço. Nossos profissionais estão cada vez mais qualificados, o que também gera um salário diferenciado e avanços em cada setor, principalmente na saúde e educação”.

Para os municípios que ainda apresentam dificuldades em alavancar o desenvolvimento da região, Bedin aconselhou a se começar com políticas sociais. “Se você quer desenvolvimento econômico, você tem que preparar seu cidadão. É somente assim que uma cidade vai pra frente”.

A aposentada Amélia Scholtze, de 70 anos, confirmou sua alegria de viver na cidade. De acordo com ela, que se mudou para a região há seis anos, ainda há o que se melhorar, inclusive na saúde e educação, mas a qualidade de vida é boa. “Aqui é tranquilo, bonito e organizado. Em alguns aspectos, já foi melhor, mas eu gosto de morar em Sorriso”.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34736/visualizar/