Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 09:37
Por: Jacqueline Farid

    Imprimir


O clima será o único contratempo capaz de reverter a safra recorde de 134 milhões prevista para 2005, um volume 12,5% superior a safra 2004 (119 milhões de toneladas), segundo estimativa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso seja confirmado, o volume será um recorde histórico e vai marcar mais uma vez o crescimento da participação da soja na produção agrícola do país.

O chefe do departamento de agropecuária do IBGE, Carlos Alberto Lauria, disse que somente o clima poderá modificar a projeção do instituto nas próximas estimativas. Ainda que seja um fator incontrolável, o tempo tem tal efeito sobre a safra que no ano passado, derrubou uma estimativa inicial de 133 milhões de toneladas, que acabou sendo bem menor do que o projetado.

Segundo Lauria, até o momento o clima está favorável nos locais de plantio, mas na safra anterior, por exemplo, a estimativa de crescimento, que foi 3,5% inferior a 2003, só começou a ser derrubada a partir de março deste ano. A estimativa do IBGE divulgada ontem, relativa ao mês de novembro, ocorreu por meio de pesquisas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e os Estados de Rondônia, Bahia, Piauí e Maranhão.

O maior incremento na safra, entre os produtos pesquisados, ocorrerá na soja, cuja produção crescerá 29%, para 63,2 milhões de toneladas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364041/visualizar/