Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 14 de Dezembro de 2004 às 07:43
Por: Mariana Peres

    Imprimir


As lojas do centro da cidade estão abertas desde ontem até às 22h, com mais esta extensão no horário do atendimento, que vigorará até o dia 23, os empresários mantém a expectativa de crescimento das vendas neste mês, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos, Roberto Peron, a previsão é de um aumento entre 6% a 10%.

"Se houver um crescimento real de 10%, vamos contabilizar vendas superiores ao Natal de 2003, mas se ficarmos em 6%, descontando a inflação, vamos empatar. Mas de fato está havendo uma movimentação monetária nestas primeiras semanas de dezembro e a partir de agora a tendência é melhorar, pois existe mais volume para circular", explica.

O presidente frisa que alguns funcionários públicos ainda não receberam, como por exemplo os municipais, "e quando a folha for quitada, isso vai injetar mais dinheiro".

O presidente da Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, conta que desde ontem, a entidade iniciou um levantamento para mensurar o volume que está circulando no comércio. "Na quarta-feira vamos estar divulgando o resultado e aí teremos subsídios reais sobre o que serão as vendas do final de ano e como o setor encerra 2004".

DOMINGOS - Peron aguarda ainda pela arrancada das vendas aos domingos, que segundo ele, por falta de mídia e de hábito dos consumidores, não estão satisfatórias para justificar a abertura das empresas. "Nos dois primeiros domingos de dezembro o comércio central funcionou, mas não houve o retorno imaginado. Muitos são os fatores, entre eles, falta de divulgação nossa, falta de hábito da população em comprar aos domingos e uma certa concorrência com os shoppings centers, como o recém inaugurado, Pantanal Shopping".

Peron frisa que o comércio aposta todas as fichas para o próximo domingo, dia 19. "Por ser o último domingo antes do Natal, acredito que teremos excelentes vendas, mesmo porque, o volume de dinheiro em circulação será maior", observa.

Conforme Peron, até o dia 23 as lojas ficam abertas até às 22h e no dia 24, até às 18h. O comércio retoma as atividades no dia 27, funcionando até às 20h e no dia 31, até às 18h.

TIRO CERTO - Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Roberto de Carvalho, o mês não poderia começar melhor. "Os camelôs foram retirados das vias centrais, Mato Grosso foi o estado que mais cresceu o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil, o que revela aumento no poder de compra das pessoas e conseguimos também tornar o feriado do último dia 8, em ponto facultativo. Por tudo e pela expectativa de circulação monetária, aposto em um crescimento acima de 10%", aponta.

Segundo Carvalho, as vendas durante o dia 8, superaram as expectativas de todos os empresários, "e o melhor é elas se mantiveram aquecidas. Neste ano os consumidores estão ido às compras mais cedo. Outro importante fator que merece comemoração é que pela sondagem que fizemos, as cerca de 3 mil vagas temporárias previstas para este período, pelo movimento destes dias, serão concretizadas", declara.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364788/visualizar/