Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 12:46
Por: Ana Moreira

    Imprimir


O Palácio da Instrução foi reinaugurado nesta segunda-feira (06.12) com todas as honras. Políticos, empresários, representantes de vários segmentos da sociedade enfrentaram a garoa para prestigiar a reabertura de um dos principais centros culturais do Estado.

Com 90 anos, o Palácio da Instrução já foi sede de importantes unidades escolares, como a Escola Modelo e o Liceu Cuiabano. Abrigou várias secretarias de Estado e hoje é sede da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

A recuperação do prédio foi possível graças à parceria entre o Governo do Estado e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), entidade que investiu R$1,8 milhão em obras, equipamentos e mobiliário.

“Só temos a agradecer a Ampa pelo compromisso com a história e a cultura de Mato Grosso”, reforçou o governador do Estado, Blairo Maggi, durante a solenidade de reinauguração do Palácio. Ele destacou, na oportunidade, várias ações que o Governo vem desenvolvendo pela preservação do Patrimônio Histórico, citando recuperações de monumentos em Diamantino, Vila Bela de Santíssima Trindade, Rondonópolis e outros. “E respondendo a muitos anseios, vamos recuperar o Cine Teatro”, afirmou.

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, abordou em seu discurso série de ações culturais que o governo do Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo, sendo o patrimônio um destes itens. “Estamos formando regentes para bandas municipais, cursos para instalações de bibliotecas e levando espetáculos musicais e cênicos para praças e outros espaços públicos”, citou.

“Por quê recuperamos o Palácio da Instrução? Primeiro porque é uma forma de agradecer a este Estado que nos recebeu tão bem, segundo porque acreditamos que a Cultura é essencial para o desenvolvimento deste País. Estamos apostamos no hoje e no amanhã”, afirmou o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, João Luiz Ribas Pessa.

O embaixador do Chile, Osvaldo Putti, presente na solenidade elogiou o resultado da parceria da iniciativa pública com a privada. “O benefício é de todos”.

ORGULHO - A reinauguração do Palácio da Instrução emocionou principalmente a comunidade, aqueles que nasceram em Cuiabá e a que é cuiabana de coração. “Estou felicíssima por esta recuperação, que é história viva de Cuiabá. Esta foi a minha primeira escola, onde fui alfabetizada e fiz curso ginasial. Hoje louvo a reabertura também da biblioteca que é fonte de cultura”, disse emocionada a cuiabana Odete Freitas de Souza, de 73 anos.

“A restauração do Palácio da Instrução faz com que todos pensem no ano de 1911 quando por efeito da reforma educacional, Pedro Celestino Correa da Costa lançou a pedra fundamental de edifício, abrigo da Escola Normal, do Liceu Cuiabano e da Escola Modelo. Hoje, a população assiste a entrega do histórico edifício recuperado e, frente a ele projetam seu futuro enquanto espaço de cultura e educação”, opina a Profª Drª Elizabeth Madureira Siqueira, historiadora, membro d Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Gegráfico e autora de vários livros sobre a História de Mato Grosso.

Para o escritor Avelino Tavares, também membro do IHG-MT, o fator que mais engrandece a recuperação do Palácio da Instrução é o de ter sido resultado de investimento de empresários que vieram de outras regiões do País. “Isso enaltece a nossa História”, salientou.

FESTA – A festa de reinauguração do Palácio da Instrução foi prestigiada por políticos de todos os níveis do executivo estadual ao legislativo estadual e federal, como deputados e senadores. Todos assistiram às apresentações da Orquestra de Flautas Pizindim, o Coral da Secretaria de Estado de Cultura, jogral cênico, a Banda da 13ª Brigada, o coral da Creche de Várzea Grande, o grupo Reluz Junior de Rondonópolis e o show da Banda Municipal de Várzea Grande.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365839/visualizar/