Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Dezembro de 2004 às 06:40

    Imprimir


Aproximadamente 130 medicamentos similares foram proibidos hoje pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque os laboratórios fabricantes não apresentaram os testes de biodisponibilidade relativa. A medida segue a resolução que tem como objetivo garantir que o remédio similar tenha o mesmo desempenho do medicamento referência, ou seja, de marca.

Todos os similares proibidos são usados no tratamento de doenças de alto risco, como hipertensão, epilepsia, asma e problemas cardíacos.

De acordo com o diretor-adjunto da Anvisa, David Rumel, os fabricantes terão o registro do produto cancelado e deverão recolhê-los do mercado. "Tiveram tempo de provar. Quem não provou está fora do mercado", disse David. Amanhã, a resolução com a listagem dos medicamentos será publicada no Diário Oficial da União.

Segundo David Rumel, o teste de biodiversidade relativa é um teste feito com pacientes, onde se compara a absorção, distribuição e eliminação do do princípio ativo para a corrente sangüínea de dois medicamentos, tanto o de referência quanto a cópia. A cópia, que no caso é o similar, tem que provar que sua distribuição é igual ao medicamento de referência.

Os produtos de alto risco - chamados de baixo índice terapêutico - causam rápido efeito tóxico com pequenas alterações de doses, o que pode colocar em risco a vida dos pacientes.

Todos os similares novos que estarão no mercado até 2014 serão submetidos a testes em centros habilitados pela Anvisa. Para saber quais são os medicamentos proibidos está disponível o telefone disque-saúde da Anvisa: 0800-611997




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365924/visualizar/