Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 04 de Dezembro de 2004 às 09:17
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Para o diretor-executivo da SMTU, coronel Altair das Neves Magalhães, que recebeu o oficio da AMDE, as coisas acontecem na hora certa. Magalhães, que assumiu o cargo no final de julho, e, portanto, não participou da reunião de março, se referiu à serie de medidas anunciadas na quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para beneficiar os deficientes físicos.

Entre as medidas, está a que estabelece regras para que empresas de transporte e órgãos federais adaptem os serviços e estruturas físicas de prédios públicos a fim de facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.

“Temos que ver o lado bom disso. O presidente Lula assinou um conjunto de medidas que vão ajudar os deficientes e que vão facilitar a aquisição dos ônibus”, disse.

Como o secretário Josué não estava na SMTU, o diretor não pode explicar porque a promessa de oito ônibus serem adquiridos já adaptados, não foi cumprida.

Mesmo assim, ele disse que a SMTU, como gestora e a quem compete a fiscalização do serviço das empresas cessionárias, irá verificar o cumprimento dos itens.

Ainda sobre as medidas anunciadas por Lula, consta que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve liberar financiamento para a compra de frotas de ônibus, desde que sejam adaptados aos padrões de acessibilidade.

Hoje, o banco só financia a compra quando pelo menos 40% dos veículos estiverem dentro dos padrões de acesso. Outra linha do Banco do Brasil deverá estimular os donos de táxis a adequar seus veículos às necessidades dos deficientes. As leis determinam também que edifícios, vias públicas, mobiliário e equipamentos urbanos devem estar preparados para atender as necessidades de 24 milhões de brasileiros que têm algum tipo de problema físico.

Para o presidente da AMDE, Mário Lúcio, a batalha que se estende há pelo menos 15 anos deve continuar, sobretudo porque as leis sancionadas por Lula, e que são de 2000, estabelecem um prazo de dez anos para que o empresário ajuste sua frota. “O deficiente tem que conquistar o poder político se quiser ver atendidas suas necessidades. Nas últimas eleições, nove vereadores com deficiência física foram eleitos no Estado. Em Cuiabá, foram Mário Lúcio e Luiz Marinho. Mais dois vereadores em Campo Verde e outros quatro em Juara, Alta Floresta, Apiacás e Sinop.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366278/visualizar/