Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 15:38

    Imprimir


Buscar um novo modelo para promover desenvolvimento da agricultura familiar no Nortão são os objetivos de um seminário com técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Casa Civil, Embrapa, OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), entre outras instituições, semana que vem, em Sorriso. Eles explicarão nos dias 25 e 26 -principalmente aos pequeno produtores (agricultores, chacareiros, assentados) -público alvo- meios para terem maior desenvolvimento.

Jorge Baldo presidente Associação de Desenvolvimento Regional para a Conclusão da BR-163 Cuiabá/Santarém, que também está organizando o evento, informou que um técnico da Embrapa de Cruz das Almas (BH) especialista em produção de mandioca. De acordo com Baldo, o técnico deve apresentar durante o seminário mais de 50 produtos derivados da mandioca. As sugestões vêm em boa hora já que alguns assentados em Sorriso estão se mobilizando para implantarem uma agroindústria de mandioca no município. “A intenção não é viabilizar apenas os assentamento, pequenos produtores de Sorriso mas de toda a região, pois queremos dar uma roupagem nova para a agricultura familiar”, destacou Baldo.

Jorge comparou o desenvolvimento entre os grandes e pequenos produtores e disse que apenas 20% tem acesso a tecnologia avançada e 80% são pequenos agricultores que não conseguem desenvolvimento, pois não há recursos disponíveis. Baldo ressaltou que o objetivo é fazer um chamamento ás instituições financeiras (bancos) para que também atendam os pequenos trabalhadores. “Hoje o banco tem dinheiro somente para os grandes produtores e os pequenos ficam a ver navios. O que queremos é que algum banco se mobilize em atender os anseios desse pequeno produtor para ele também possa obter o desenvolvimento como o grande”, salientou.

Questões como Pronaf, alternativas econômicas para agricultura familiar, organização em cooperativismo, entre outros assuntos também serão tratados no seminário. Jorge Baldo disse que a programação deve ficar pronta hoje à tarde. O seminário será na sede da ACES (Associação Comercial Empresarial de Sorriso) a partir das 8 horas.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370464/visualizar/