Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Outubro de 2004 às 00:02
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Com fama de ser uma cidade que vive sempre respirando política ininterruptamente, poucos dias depois de terminar o processo eleitoral de 2004, alguns analistas políticos locais já começam a falar de 2008, nem começou a nova administração do prefeito eleito em 3 de Outubro. E eu quero aqui fazer umas considerações sobre a minha visão da politica local, despois destas eleições.

Derrotado nas urnas, por uma diferença de 125 votos, o futuro político de Neurilan Fraga (PFL), irmão do Prefeito de Sorriso, José Domingos Fraga Filho, ainda é incerto, por uma série de motivos, vamos a alguns deles: 1) Não possui tradição política e não exerceu nenhum cargo político, principalmente no município, até porque nem morava nele, até meses antes das eleições. 2) Não se sabe se daqui até lá, seu partido o PFL, o manterá como carta na manga. 3) Tudo vai depender da administração do prefeito eleito, que se for boa, poderá disputar a reeleição ou ainda lançar seu vice para sucedê-lo. 4) Sem falar no apoio financeiro que poderá não ter de empresários da cidade onde seu irmão é prefeito e até do Grupo Camargo Corrêa, que, aliás, nesta eleição de nada valeu, já que perdeu para um candidato que vendia ovo e galinhas pelas ruas da cidade e na feira municipal.

Neurilan Fraga, obteve 1991 votos, que não são dele e sim do partido ao qual se filiou para ser candidato, o PFL, que qualquer nome lançado, teria essa quantidade de votos, números, aliás, sempre obtidos pelo partido em eleições anteriores. Ele pode também chegar sem fôlego no próximo processo eleitoral.

A eleição de Vilson Ascari colocou por terra as pretensões futuras dos candidatos derrotados, Juarez Barros (PPS) (135 votos para prefeito) e Adão Lino (291), bem como de lideranças como o ex-prefeito João Olimpio de Oliveira, que acabou perdendo sua identidade política, pois foi eleito em 88, como ícone da oposição, depois acabou se aliando ao ex-prefeito Zezinho Barros e por último ao PFL, seu rival histórico politicamente. O vereador José Carlos Pereira, dono de uma rejeição grandiosa, que foi vice de Neurilan Fraga, pendura as chuteiras e deve procurar um novo rumo. O ex-prefeito Alcenor Barreto, principal cabo eleitoral de Neurilan, deve se dedicar a cuidar dos netos e de sua empresa, já que foi um dos derrotados, acreditem pelo seu genro, o atual prefeito, este, aliás, sai revigorado do processo e se firma como a liderança mais influente da política local, porque rompeu com seu grupo, apoiou um adversário histórico politicamente, elegendo-o como seu sucessor, depois de oito anos de mandato. Muita gente saiu chamuscada do processo eleitoral e devem esquecer de tocar em política pelo resto de suas vidas, pois perderam a influência na política, se é que algum dia tiveram.

Do outro lado, o prefeito eleito, Vilson Ascari, renasce, depois de não eleger seu sucessor em 96 e perder em 2000, se firmando como uma importante liderança popular, colocando em evidência seu vice, Antônio Meira, que deve assumir o comando do grupo, nos próximos anos, assim que chegar a vez de Vilson Ascari, deixar a política para as novas lideranças, que nascerão.

Esta eleição, também uniu duas importantes forças políticas populares, até então adversárias, que são Rodolmildo Rodrigues Silva e Vilson Ascari, que se mantiverem unidos, permanecerão no poder por mais de uma década, desde de que saibam a hora de deixar o picadeiro e dar espaço para as novas atrações que surgirão no decorrer do espetáculo, como o jovem Antônio Meira e a atual Primeira Dama, Chirley Barreto, nomes que surgem como fortes lideranças políticas.

As demais lideranças levaram um nocaute das urnas, e nem uma contagem até 9, dada pelo juiz da luta, chamado tempo, servirá para que levantem e possam continuar a luta. Sem o apoio logi$tico do irmão, prefeito de sorriso, do Grupo Camargo, entre outros pseudo empre$ários, Neurilan Fraga, pode não agüentar o escanteio que o jogo político, lhe empurrou e perder o espaço, tudo volto a dizer, vai depender da produção que as galinhas vão gerar, através dos ovos que irão botar na administração que vai chegar (até parece rima de poeta né). Ele terá que fazer uma profunda análise do resultado e promover uma reformulação em "sua base eleitoral" para poder tentar permanecer no processo político.

Chegamos ao final de um processo eleitoral, nunca visto em Nortelândia, com muita coisa que aconteceu em tão pouco tempo, mas que ao mesmo muda a história por um tempo mais longo. Este resultado eleitoral, não tenha dúvida cria um novo cenário político, pois um vendedor de ovo, vence o maior poder econômico jamais visto numa eleição.

E mesmo não sendo Mãe Dináh ou Walter Mercado, dá pra arriscar alguns palpites. Vamos esperar pra ver no que vai dar.

Edivaldo de Sá é Radialista e Jornalista em Nortelândia.




Fonte: Radilista e Jornalista

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/370600/visualizar/