Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 20 de Outubro de 2004 às 09:13

    Imprimir


Embora o Governo Federal tenha autorizado o plantio da soja transgênica, nesta safra Mato Grosso ainda não deve cultivar o grão geneticamente modificado. Essa é a avaliação do presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antonio Rossani. Segundo ele, "não há informações oficias de que há plantio de soja transgênica no Estado que, por enquanto, ainda não produz grãos geneticamente modificados".

A Medida Provisória assinada sexta-feira (15) pelo Presidente Lula não autoriza o transporte desses grãos, por isso Rossani acredita que não deve haver cultivo dos grãos nesta safra. “O plantio está localizado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde já foi feito esse plantio. É um absurdo o país ter poucos grãos transgênicos, pois o mundo inteiro exporta e nós não podemos plantar. Então, acabamos consumindo de outros países. Seria melhor liberar para agricultor escolher”, disse Rossani ao Só Notícias/Agronotícias.

Antonio Rossani é favor do cultivo dos grãos modificados e disse que traz vantagens para o produtor. “Existem muitas vantagens quanto à resistência das sementes, pois o plantio é mais barato e o produtor usa menos agrotóxicos, o que é melhor para o meio ambiente", avaliou.

O presidente do sindicato disse também que a soja transgênica também traz vantagnes quando o assunto é mercado. Gastando menos para produzir terá mais lucro com a vneda. "O preço de mercado não muda em relação a soja convencionau e é praticamente o mesmo, em torno de R$ 28”, comparou.




Fonte: Agronotícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/371006/visualizar/