Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 21 de Setembro de 2004 às 16:18

    Imprimir


Os produtores só estão esperando as chuvas chegarem para iniciar o plantio da safra 2004/05 em Sorriso, maior produtor nacional de soja. Segundo levantamento feito pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, este ano o município deve plantar cerca de 610 mil hectares com a oleaginosa. Cerca de 20 mil hectares a mais do que na safra passada quando foram cultivados 590 mil hectares. O aumento da área, segundo o secretário Renaldo Loffi, é oriundo de áreas de produtores de arroz e de pastagens que serão recuperadas.

Renaldo Loffi disse que a expectativa de produtividade é de cerca de 55 sacas por hectare, ou seja, 3,3 mil kg por hectare. Mais de 2 milhões de toneladas. “Se a natureza e o clima colaborarem, ao contrário do que aconteceu na safra passada com o excesso de chuvas, teremos uma boa produtividade”, ressaltou.

O secretário disse ainda que as poucas chuvas que caíram na região animaram os produtores que começaram o plantio do milheto usado para o plantio direto. “Já tem produtor plantando o milheto para preparar o solo para a safra. Não são muitos mas já tem gente plantando”, ressaltou.

Hoje o sistema responde pela maioria da produção do município. Embora seja chamado de plantio direto, Loffi lembrou que o sistema não é aplicado em 100% e sim 95%. Ele explicou que o uso de grades niveladoras para a incorporação (mistura) da cultura (milheto) ao solo para facilitar a germinação faz com que o plantio não seja totalmente direto e sim de "cultivo mínimo".




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374260/visualizar/