Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Setembro de 2004 às 11:41

    Imprimir


O período de proibição de queimadas em Mato Grosso termina hoje. Os números apresentados pelas autoridades que monitoram o Meio Ambiente mostram que houve um aumento do número de incêndios e também de área desmatada.

Durante o período mais crítico de proibição das queimadas, de 15 de julho a 15 de setembro, o aumento foi de 30%. Os maiores problemas foram apontados nos últimos dias, na região norte do Estado.

O desmatamento é um dos maiores motivos do aumento no número de incêndios. Foram devastados 1,850 milhão de hectares, que começaram a ser limpos com o começo do fogo.

Como preparação para o período de queimadas liberadas, foram treinadas mais de 800 pessoas de Organizações Não Governamentais (ONG's), técnicos do governo e agricultores, e kits de combate ao fogo foram distribuídos.

'Os kits podem ser usados tanto para conter início de incêndios nas comunidades como para prevenção para os grupos de queima controlada, que foram constituídos e vão continuar sendo treinados', afirma a coordenadora do Programa do Ato de Reflorestamento da Amazônia (Proarco), Claúdia Calorio.

Dos kits distribuídos pelo Proarco, dois especiais foram para o Corpo de Bombeiros, que, de acordo com o major Abadio José da Cunha, contam com equipamentos de proteção como luvas e máscaras respiratórias, entre outros, que são utilizados para ajudar nos combates aos incêndios.




Fonte: Bom Dia MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374552/visualizar/