Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 21 de Agosto de 2004 às 16:48

    Imprimir


Recorrer à Procuradoria Geral da República e ao Ministério Público para que os trilhos da Ferronorte cheguem a Cuiabá – esta pode ser a primeira investida da Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil para garantir o cumprimento da lei nº 6.346 de 1976 do senador Vicente Vuolo, autor do projeto para a ligação ferroviária do Estado com o Brasil. A revelação foi feita hoje, 21, pelo presidente da OAB, Francisco Faiad, em ato público realizado no Centro de Eventos do Pantanal, que marcou a adesão da instituição ao fórum que vem lutando para manutenção do traçado da Ferronorte.

Por outro lado, o conselheiro Ussiel Tavares garantiu que a OAB vai dar todo apoio jurídico ao fórum para que a lei seja cumprida e os trilhos da ferrovia, que leva o nome do autor do projeto, cheguem a Cuiabá, conforme estabelece a lei. "A OAB vai recorrer a todas as instâncias para exigir que a lei cumprida" – disse Tavares. Ele conclamou a população a engrossar aderir ao movimento, cujo eslogam é "Acorda, Cuiabá" para impedir alteração no projeto original da ferrovia, que retira Cuiabá da rota por onde os trilhos da Ferronorte devem passar rumo aos estados da Região Norte.

O presidente da OAB afirmou que toda a população deve se engajar no movimento em defesa da extensão dos trilhos da Ferronorte até Cuiabá, porque depois da participação do ministro Ciro Gomes, do Desenvolvimento Regional, na Amanzotec, já não há mais certeza se o projeto original será mantido. Faiad inclusive convocou uma reunião para às 14 horas de segunda-feira na OAB com todos segmentos sociais do Estado para se discutir a realização de uma audiência publica, no auditório da instituição, no próximo dia 30, para discutir a questão da Ferronorte. "Mato Grosso não pode perder o trem da história..." – afirmou Faiad.

"Passem por onde passar os trilhos, Cuiabá não pode ficar de fora. Está na lei e precisa ser cumprida" – afirmou o presidente do Clube de Diretores Lojistas, Roberto Lebrinha. O CDL já está incorporado ao movimento em defesa da chegada dos trilhos da ferrovia a Cuiabá. "Nós temos que pensar grande", afirmou, lembrando que a ferrovia é fundamental para o crescimento econômico do Estado. Lebrinha citou inclusive o ex-presidente Juscelino Kubitschek para reforçar que Mato Grosso precisa pensar grande no seu desenvolvimento.

Ao que se informa, o novo traçado da Ferronorte exclui Cuiabá do projeto e inclui Rondonópolis, o que não está previsto na lei 6.346, cuja aprovação começou a transformar em realidade o sonho do senador Vicente Vuolo, com a construção da ponte rodoferroviária de 3,7 quilômetros sobre o rio Paraná. "A ferrovia é uma luta de 30 anos do meu pai e não pode deixar de passar por Cuiabá" – afirmou Francisco Vuolo, coordenador do fórum que defende o traçado original da ferrovia. Agora, o fórum vai partir para os bairros em busca de assinaturas para desencadear um gigantesco movimento popular para não deixar o trem sair dos trilhos..




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375888/visualizar/