Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 16:44

    Imprimir


Trezentos reeducandos estão desenvolvendo atividades de trabalho e qualificação dentro do presídio Pascoal Ramos em Cuiabá, dentro da política de requalificação e reinserção social da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Muitos deles participaram hoje da 1ª Mostra das Atividades Laborais dos Reeducandos da Unidade Prisional.

A mostra marcou a inauguração das fábricas de bola, cadeiras de fio e da fábrica de fraldas descartáveis.

Na fábrica de bolas, por exemplo, os reeducandos são responsáveis por todo o processo produtivo – do corte do couro, à pintura e costura.

A produção será doada para entidades carentes. Uma oficina de pintura em tela também foi inaugurada.

As novas unidades de produção – que gerarão qualificação e renda para os reeducandos, além de remissão de pena (a cada três dias trabalhados, reduz-se um dia de pena) – fazem parte da política de segurança pública adotada pelo atual governo estadual e que tem como uma de suas premissas o trabalho de ressocialização dos apenados.

“Os planos nacional e estadual de segurança pública colocam a ressocialização, através do trabalho, como uma das políticas que devem ser priorizadas dentro do sistema prisional. Estamos trabalhando muito para isso e posso afirmar que estamos no caminho certo”, aposta o secretario de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.

Na unidade do Pascoal Ramos funciona ainda uma marcenaria, onde trabalham nove reeducandos, confeccionando móveis que são comercializados através do setor de produção.

Atualmente, o sistema prisional mantém sob custódia 4.437 reeducandos em todo o Estado. Mais de 850 exercem atividades laborterápicas. Hoje já existem atividades nos presídios do Pascoal Ramos, Mata Grande, presídio feminino Ana Maria do Couto May e no presídio agrícola de Palmeiras. As atividades também começam a ser estendidas às cadeias públicas.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375936/visualizar/