Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 13 de Agosto de 2004 às 11:35

    Imprimir


No meio do caminho havia um tijolo. E também utensílios de ferro, telhas de estilo colonial, vestígios de um piso e de uma coluna. Nas escavações da futura linha 4 de metrô, em Higienópolis (região central de SP), uma equipe de arqueólogos descobriu as fundações das antigas construções do instituto Mackenzie, que remontam ao século 19.

A pesquisa começou há três semanas, duas antes do início das escavações do metrô.

"Nós sabíamos que o potencial daquela área é muito grande, pois é uma região intensamente ocupada há 400 anos. Mas, como o processo de remodelagem de São Paulo é muito rápido, muita coisa acaba sendo destruída e é sempre uma surpresa encontrar vestígios assim", afirma Erika Marion Robrahn, que coordena o mapeamento arqueológico do solo ao longo de toda a construção da linha subterrânea.

Fundado em 1870, o instituto presbiteriano Mackenzie se instalou em Higienópolis em 1880. Segundo Alderi Souza de Matos, principal historiador da igreja presbiteriana no país, nessa época alguns missionários começaram a construir casas na região, que depois foram doadas e anexadas à instituição. "Provavelmente, estão encontrando os restos dessas casas", afirmou ele.

Apesar de terem seu cronograma alterado em razão da descoberta, as obras do metrô não serão paralisadas. Todo o material encontrado será catalogado e entregue ao Mackenzie, inclusive pisos e fundações, que, após mapeados, serão desmontados e reconstruídos. "Nossa expectativa é, sob esses vestígios, encontrar materiais mais antigos", diz Robrahn.




Fonte: Folha de São Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376458/visualizar/