Repórter News - reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Sábado - 27 de Outubro de 2012 às 20:33
Por: Ana Carolina Araújo

    Imprimir


Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Bahia, sobre o segundo turno da disputa pela prefeitura de Salvador (BA) indica a liderança do candidato do DEM, ACM Neto. O democrata tem 55% dos votos válidos, enquanto o adversário, o petista Nelson Pelegrino, obteve 45%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição.

Sobre os números de intenção de voto, ACM Neto alcançou 48% e Pelegrino 40%. Brancos e nulos ficaram com 9% e não sabe ou não respondeu somou 3%. Essa é a segunda pesquisa Ibope relativa ao segundo turno.

O Datafolha ouviu 1.001 eleitores entre quinta-feira e hoje. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número BA-00547/2012.

Empate técnico na Babesp
Em divergência ao resultado da Ibope, o instituto Bahia, Pesquisa e Estatística (Babesp) coloca o petista Nelson Pelegrino na liderança da disputa, com vantagem de 1,4% sobre o adversário ACM Neto. Pelegrino terminaria a disputa com 43% dos votos, e Neto com 41,6%. Contrariando as previsões sobre abestenção, brancos e nulos seriam apenas 9,8%. Mais de 5% dos entrevistados disseram continuar indecisos.

Pelo método utilizado pela Babesp, que pertence ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa baiana, Marcelo Nilo (PTB), a margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos, o que, na prática, indicaria empate técnico. A pesquisa ouviu mil eleitores neste sábado e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BA-00546/2012.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/37732/visualizar/