Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sábado - 31 de Julho de 2004 às 14:28

    Imprimir


Rio - As empresas brasileiras de modo geral e, sobretudo, as de micro e pequeno portes ainda apresentam uma utilização reduzida de Tecnologia da Informação (TI) para desenvolvimento de seus negócios. O diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Paulo Maurício Castelo Branco, revelou hoje, nesta capital, à Agência Brasil, que o percentual de micro e pequenas empresas que utilizam TI no estado do Rio não chega a 20%.

Destacou, porém, que não basta ter computadores na empresa. "Tem que saber trabalhar com softwares adequados. A questão da inclusão social não se limita a dar computadores, mas está ligada principalmente ao ensino da informática". Castelo Branco indicou a necessidade de uso do software nacional pelas empresas brasileiras pelas facilidades que o produto oferece, ao contrário de softwares estrangeiros que apresentam barreiras de idioma e diferenças de legislação e tributação, entre outras.

O Sebrae/RJ concluiu este ano, em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) e o RioSoft, núcleo regional do programa Softex, o Cadastro de Empresas Produtoras de Software do Rio de Janeiro, que lista todos os provedores de software fluminenses.

As entidades estão envolvidas agora na segunda etapa, de qualificação do cadastro, que identificará quais são as empresas que produzem software de qualidade. O trabalho deverá estar concluído no início de 2005. Paulo Maurício Castelo Branco admitiu que o Cadastro poderá servir de parâmetro para estudos similares em outros estados e também em nível Brasil, tendo em vista a importância do setor para a modernização econômica das empresas.

O Sebrae/RJ realizará entre 11 e 13 de agosto próximo, no Rio de Janeiro, com apoio da FINEP, nova edição da RioInfo, que reunirá debates e negócios sobre o setor de informática fluminense. O evento terá como tema “A Difusão Digital” e pretende promover a utilização da Tecnologia da Informação nas empresas brasileiras. O setor de informática abrange cerca de 8,5 mil empresas no estado do Rio, cujo faturamento atinge R$ 1,2 bilhão, gerando 40 mil empregos.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377349/visualizar/