Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Julho de 2004 às 15:06
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


Os Servidores da Secretaria de Estado de Saúde organizam a festa julina “O Arraiá das Crianças”, no Centro de Atenção Psicossocial Infantil -CAPSI, que acontece no sábado(10.11) (09.07), a partir das 15h, no pátio do Centro.

A festa terá barracas com pescaria, cachorro-quente, quentão, pipoca, brincadeiras e a tradicional quadrilha das crianças. ”A nossa intenção em trazer os pais à festa é proporcionar um momento de integração e troca de informação entre eles, uma vez que a criança portadora de transtorno mental e comportamental, tem características definidas e em muitos casos com cura, principalmente as comportamentais.Muitos pais acreditam que o problema não é comum, e as vezes não sabem lidar com ele. A troca de informação ajuda e muito na busca da cura”, disse a diretora geral do Ciaps Adauto Botelho, Márcia Arantes da Costa.

O Centro atende cerca de 160 crianças e adolescentes/mês, na faixa etária de zero à 18 anos. Dessas, 22% são casos referentes a Transtornos Hipercinéticos (paciente inquieto), 14% com problemas de Depressão e 10% com Distúrbio de Conduta (paciente que não obedece, briga e se isola), além das portadoras de transtornos mentais.

Segundo a doutora Márcia Arantes, foram estabelecidas normas e diretrizes para a assistência em saúde mental diferenciada, e Mato Grosso adota tratamento humanizado e eficiente visando melhorar a qualidade de vida de cada paciente. Conta doutora Márcia que a criança que chega no Capsi é logo avaliada por um Psiquiatra Infantil, e é traçado um projeto terapêutico específico para o caso da criança.

“A criança ou adolescente não fica internada, dependendo do caso, ela fica em tratamento somente meio período ou período integral. Volta para casa. Se o caso requer equipe multiprofissional ( psicólogo, médico, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapia), esse paciente tem um período estabelecido de tratamento, podendo ser de quinze dias ou 30 não importando o tempo para o tratamento. O objetivo final é a cura ou, na impossibilidade dela, que o problema seja amenizado”, disse a doutora.

A festa acontece no pátio do Centro de Atenção Psicossocial Infantil, localizado na rua Profª. Lourdes Braga, nº248- Jardim Lucianópolis- Bairro Coxipó da Ponte-Cuiabá-M




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378357/visualizar/