Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 16:49
Por: Ana Moreira

    Imprimir


A Fundação Nacional de Arte (Funarte) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso para desenvolver na segunda quinzena deste mês atividades do programa piloto Rede Nacional de Artes Visuais. Através de palestra, oficinas e visitas a ateliês, técnicos nacionais estarão buscando parcerias para identificação da arte brasileira contemporânea, fomento e intercâmbio inter-regional.

As primeiras atividades do projeto Rede no Estado acontecerão de 19 a 23 de julho no Sesc Arsenal. Neste período, o artista visitante Ricardo Ventura, do Rio de Janeiro, irá ministrar oficina de Fundamentos da Terceira Dimensão e o artista cuiabano Gervane de Paula estará liderando oficina de Objetos Pictóricos.

A oficina de Fundamentos da Terceira Dimensão terá o barro como matéria-prima principal. O instrutor irá desenvolver atividades que investigue a interação entre a criação na arte contemporânea e nas sociedades tradicionais. Ricardo Ventura estará disponível em alguns horários para analisar portifólios ou trabalhos de artistas regionais, bem como visitar ateliês.

Convidado pela Funarte para integrar esta primeira etapa do programa Rede, Gervane de Paula irá propor em sua oficina instigar a criatividade através da composição de objetos com experimentação de diversos materiais e suportes. A sugestão é sugerir formas e cores intensas inspirados em jogos lúdicos.

ARTE CONTEMPORÂNEA - Com muitos exemplos visuais, a chilena Daniela Hochmann Labra, mestre em Artes Plásticas pela Unicamp (SP), irá ministrar a palestra "Globalização X Cultura local: Arte Contemporânea de Quem?", no dia 21 de julho. A meta é abordar temas como conceitos de arte e cultura local; mercado de arte e público; arte brasileira contemporânea; arte e meios de comunicação sob a visão histórica e artística.

Durante o período de realização das oficinas e palestra do projeto Rede Artes Visuais em Cuiabá, a documentarista da Funarte, Sandra Vilela, estará também no Estado registrando as festanças de Vila Bela de Santíssima Trindade.

As inscrições para as oficinas Fundamentos da Terceira Dimensão, Objetos Pictóricos e a palestra "Globalização X Cultura local: Arte Contemporânea de Quem?" são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Estado de Cultura, Coordenação de Intercâmbio Cultural até o dia 16 de julho. As vagas são limitadas. Outras informações pelo telefone 613- 9224




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378530/visualizar/