Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Julho de 2004 às 07:48
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


Nos nove maiores municípios do interior de Mato Grosso, com exceção de Alta Floresta, pelo menos três candidatos vão disputar a sucessão municipal em outubro deste ano. A grande maioria das chapas, no entanto, continua sendo encabeçada por homens. Das 30 homologadas, somente três são lideradas por mulheres. Em outras seis, o cargo de vice foi destinado a elas.

O PMDB de Tangará da Serra homologou a candidatura de Thaís Barbosa e o PDT de Alta Floresta escolheu Maria Isaura para disputar a sucessão do prefeito Romoaldo Júnior. Em Cáceres, a arquiteta Fernanda Martins disputa a prefeitura. Os outros municípios em que alguns partidos prestigiaram o segmento feminino com a vaga de vice foram Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso e Barra do Garças.

Se todas as chapas homologadas forem registradas, Tangará da Serra, além da Thaís Barbosa, contará com mais quatro candidatos. Em Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis a disputa será entre quatro postulantes. No caso de Várzea Grande, Sinop, Sorriso e Juína o eleitorado terá que decidir entre três opções. Já em Alta Floresta, a disputa estará polarizada entre dois candidatos.

ALIADOS X ADVERSÁRIOS - Em muitos casos os partidos aliados em nível estadual ou federal se tornam adversários nas eleições municipais. Isso é o que os políticos chamam de particularidades de cada região. Ou seja, cada cidade reserva uma história política própria, que no pleito municipal é aflorada e insiste em resistir às orientações vindas de cima para baixo.

Essa realidade é facilmente verificada nos principais municípios mato-grossenses. Em Rondonópolis, por exemplo, o governador Blairo Maggi (PPS) e o ex-governador Dante de Oliveira (PSDB), adversários ferrenhos em 2002, estarão no mesmo palanque apoiando a candidatura de Adilton Sachetti (PPS) a prefeitura municipal.

Em Sinop, quem estará ao lado do PSDB na sucessão municipal, é o PFL, cujo presidente regional do partido senador Jonas Pinheiro, disputou a vaga ao Senado em 2002 com Dante de Oliveira. Ainda em Sinop, Baiano Filho (PPS) terá como vice na sua chapa Dalton Martini, do PMDB, partido que fez oposição ao PPS no último pleito.

Em Barra do Garças, o PC do B, aliado de primeira hora do governo Lula, terá como vice o PSDB, principal adversário do Governo Federal. A aliança conta ainda com o PT, o PSB e o PTB.

Em Sorriso até houve uma tentativa de fazer uma grande composição abrangendo PMDB, PPS, PFL, PSDB, entre outros partidos. Porém, a sociedade reclamou e o candidato de consenso resolveu não arriscar. Desfeita a coligação, o PMDB e o PFL foram para um lado e PPS e PSDB para outro. Ou seja, totalmente ao contrário das eleições estaduais, onde PPS e PFL marcharam juntos e derrotaram a aliança composta pelo PSDB e PMDB.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378947/visualizar/