Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 29 de Junho de 2004 às 12:45
Por: Clarissa Oliveira

    Imprimir


São Paulo - As operadoras de TV a cabo terão de oferecer serviços de telefonia a seus clientes se quiserem de fato manter a competitividade dos negócios. Esta foi uma das conclusões do VoIP Day, encontro promovido hoje pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), para discutir os benefícios para o setor da transmissão de voz sobre o protocolo de Internet (VoIP).

De acordo com a ABTA, a combinação dos serviços de voz, dados e vídeo traz a possibilidade de fidelizar consumidores, além de representar uma nova fonte de receita para as operadoras. "Já não se trata mais de uma opção", afirmou o coordenador do evento, Luiz Fernando Bourdot, que também é diretor da Horizon Serviços Digitais. "Se as operadoras de cabo não entrarem no mercado de telefonia IP, alguém vai entrar no seu lugar e isso pode significar a perda de uma ótima oportunidade."

Mesmo assim, Bourdot reconheceu que uma estratégia como essa envolve desafios como a ausência de uma regulamentação específica e a falta de familiaridade das operadoras com esse mercado. Ele acredita, no entanto, que os investimentos valem a pena. "Temos a percepção de que os consumidores vão buscar a telefonia IP, seja por causa da redução de custo ou pela possibilidade de simplificar a contratação de serviços de comunicação", afirmou o executivo.

De acordo com ele, pesquisas realizadas recentemente no mercado norte-americano mostram que mais de 25% dos consumidores estariam dispostos a migrar para um sistema de telefonia via cabo mesmo que não houvesse nenhuma vantagem financeira envolvida. "O cenário não é muito diferente no Brasil", acrescentou Bourdot.

Além da ABTA, empresas como Nortel Networks, Alcatel e Motorola também participam do VoIP Day. As três companhias apresentarão soluções e produtos que facilitam a implantação de serviços de telefonia nas redes das operadoras de cabo.

O que é Telefonia IP

A Telefonia IP utiliza a rede IP de dados também para a comunicação de voz. Através de telefones especiais (telefones IP), que são conectados à rede da mesma forma que um computador, o cliente tem, além das facilidades de um telefone digital, acesso às aplicações específicas executadas no próprio telefone IP. Com uma única conexão pode-se receber telefonia, internet, televisão, rádio.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379344/visualizar/