Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 29 de Junho de 2004 às 10:07

    Imprimir


Em uma verdadeira volta à natureza, três empresários estão criando na Califórnia o primeiro cemitério orgânico do mundo. Eles esperam que a proibição de arranjos florais e formol para preservar cadáveres sirvam como um modelo em todos os Estados Unidos.

No cemitério Fernwood Forever não se permitirá o uso de líquido para embalsamar, caixões de metal ou lápides de mármore. Os mortos serão colocados em caixas biodegradáveis ou em singelas mortalhas, e enterrados em tumbas que os familiares poderão cavar sozinhos. Para assegurar que os visitantes não se equivoquem e rendam homenagem a mortos alheios, o cemitério oferecerá sistemas de posição global e rochas da área para marcar lugares.

Os financiadores do empreendimento acreditam que seu modelo poderia ser facilmente imitado em outras regiões superpopulosas onde o metro de terreno é muito caro. Tyler Casity, um dos donos do cemitério, disse que sua companhia procura lugares potenciais no Oregon, perto de Seattle e nos suburbios de Chicago.

Além de oferecer aos residentes da região da Baía de São Francisco uma alternativa "verde" à tumbas idênticas em lugares muito povoados, o novo cemitério preservará 13 hectares de espaço aberto entre a baía de São Francisco e a praia Stinson, disse Cassity. Parte do dinheiro arrecadado em cada funeral será usada para restaurar e manter o campo, os bosques de carvalho e as colinas de arbustos que existem na propriedade, a qual foi usada como um cemitério tradicional desde o século 19.

"A idéia é devolver à terra o que lhe tiramos", diz Cassity, de 34 anos, um veterano do negócio funerário. Sua família renovou em 1998 o cemitério Hollywood Memorial Park, onde são enterradas as celebridades do mundo do espetáculo. "Se falar com alguma pessoa a respeito deste conceito, seguramente ela dirá, 'Sempre quis ser enterrado de maneira singela, sob uma árvore'. Isso soa verdadeiro para mim", afirma.

Fernwood Forever ainda requer a aprovação de entidades reguladoras estatais e locais, mas seus donos têm esperanças de que poderão abrir suas portas ainda neste ano. Ele será o segundo cemitério ecológico dos Estados Unidos. O primeiro foi inaugurado na Carolina do Sul.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379376/visualizar/