Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Junho de 2004 às 22:40
Por: Simone Wesley

    Imprimir


Quarenta técnicos dos 14 Escritórios Regionais de Saúde e demais unidades descentralizadas serão capacitados nas áreas de comunicação visual e pedagogia, com o objetivo de implantar uma Rede Integrada de Videoteca em todo o Estado. A oficina, promovida pela secretaria de Estado de Saúde (Ses) teve início nesta terça-feira (22.06), na Escola de Saúde Pública e se estenderá até o dia 25 de junho, das 08 h às 18 h. O treinamento é voltado para ações de prevenção e educação em saúde.

Para efetivar essa Rede Integrada de Videoteca, a Ses firmou um convênio de cooperação técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Ministério da Saúde, que contempla implantação de programas, produtos e atividades no campo da informação em saúde.

Também foi idealizada uma parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, para registro, catalogação e divulgação da programação do canal. “Serão exibidos reportagens e vídeos educativos do Canal Futura em todos os Escritórios Regionais de Saúde,onde a população terá acesso a estas informações”, disse uma das coordenadoras da Oficina, Carmem Machado.

De acordo com a representante do Departamento de Comunicação e Saúde da Fiocruz, Tânia Cristina dos Santos, Mato Grosso será uma referência regional dos serviços de videoteca da Fiocruz. “Queremos que a população tenha acesso aos materiais da nossa instituição na área de saúde, como animações, vinhetas, documentários, reportagens e ficção. Os temas dos vídeos são os mais variados possíveis, como: deficiências nutricionais, pré-natal, leite materno, parto, Aids, doenças sexualmente transmissíveis até sobre as leis e diretrizes do SUS.,“explicou Tânia dos Santos.

Segundo ainda Tânia Cristina, os vídeos educativos terão a preocupação de respeitar a realidade regional de cada localidade. ”Na região Norte do Estado, não podemos mostrar vídeos que falem de elefantíase, doença que incha os pés, comum no Nordeste. A malária é uma doença endêmica da região. A população pode ter esclarecimentos sobre a doença, os cuidados, os sintomas e o tratamento”, ressaltou a representante da Fiocruz.

Nesta quarta-feira (23.06), as técnicas do Canal Futura, Ana Cristina Aguiar e Flávia Molleta vão ministrar palestra sobre apresentação e utilização dos programas do Canal Futura e da proposta de mobilização comunitária e também sobre metodologia do uso de vídeos e imagens na educação e projetos sociais.

A fundação Oswaldo Cruz tem por missão gerar, absorver e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos em saúde. Todas as ações são integradas com as atividades de pesquisa, tecnologia, ensino, produção de bens. Tem por objetivo de proporcionar apoio estratégico ao Sistema Único de Saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o exercício pleno da cidadania.

CANAL FUTURA - A TV Futura é o primeiro Canal de Educação da televisão brasileira totalmente regido e financiado pela iniciativa privada. É resultado de uma parceria entre as Organizações Globo, grandes empresas e entidades de expressiva participação na sociedade.

O Futura fica no ar 16 horas por dia. O públicos -alvo são crianças, estudantes do Ensino Fundamental e Médio, professores e trabalhadores. O ponto alto da programação é o noticiário nacional, adaptado para a utilização em sala de aula, com informações atualizadas para professores.

Já escolas, museus, fábricas, empresas, hospitais, centros comunitários recebem gratuitamente o sinal, disponível em todo o país em sistemas de Tv a cabo e através de antenas parabólicas.

Esses projetos, independentemente dos resultados obtidos, revelam uma disposição do Governo e da sociedade civil em demonstrar, efetivamente, que os meios de comunicação podem exercer um papel importante no processo de educação formal.

HISTÓRICO - A Videoteca da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) foi inaugurada em 1996, na gestão do médico Felino Corrêa da Costa, sob a coordenação da Divisão de Educação em Saúde. A idéia surgiu a partir de um encontro com a equipe da Videosaúde – Distribuidora do Departamento de Comunicação e Saúde do Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ no Rio de Janeiro e a Técnica em Assuntos Educacionais e Culturais, Cláudia Macieski que se responsabilizou pela implantação do serviço de videoteca na Ses.

A princípio foram disponibilizadas e enviadas para reprodução apenas 150 fitas de vídeo virgens para o Canal Saúde / Fiocruz, resultando no início do acervo videográfico da Ses.

A videoteca tem participado das capacitações, conferências de saúde e no auxílio pedagógico aos profissionais de saúde. O modelo do serviço, embora em expansão, estava centrado na organização, reprodução e empréstimo de seu acervo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379662/visualizar/