Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 15:54

    Imprimir


O consumo diário de meio quilo de frutas reduz sensivelmente o risco de desenvolver câncer de pulmão, relevou um estudo feito na Europa pelo Centro Alemão de Pesquisas sobre o Câncer. O estudo sobre a Relação entre as Mudanças de Hábitos de Vida, Alimentação e Doenças foi feito desde 1992 com mais de 500 mil pessoas de vários países europeus.

As pessoas estudadas foram divididas em cinco grupos, segundo seus hábitos no consumo de frutas e verduras. As que consumiam diariamente 500 gramas de frutas ou mais apresentaram um risco 40% menor de desenvolver câncer de pulmão em relação àquelas que ingeriam quantidades menores.

Os mais afetados foram os fumantes, mesmo consumindo frutas, e as pessoas que vivem em regiões setentrionais, onde as frutas, por motivos climáticos, são menos consumidas. O risco de desenvolver câncer de pulmão não se reduziu, em geral, entre as pessoas que consumiam mais verduras, mas entre os fumantes que consumiam mais hortaliças, constatou o estudo.

A equipe européia dirigida pelo professor Anthony B. Miller insistiu em avaliar os hábitos alimentares dos fumantes para evitar distorções no estudo, destacou o Centro Alemão de Pesquisas sobre o Câncer. Das mais de 500 mil pessoas estudadas, 1.074 desenvolveram câncer de pulmão, das quais 860 foram contempladas pelo estudo.

Segundo Jakob Linseisen, diretor do centro, até agora não se sabe que substâncias nutritivas das frutas e verduras têm efeito protetor contra o câncer. "Mas supomos que têm um papel especial e importante a combinação de diferentes substâncias, como antioxidantes, inclusive as vitaminas C e E, e outras substâncias vegetais secundárias", acrescentou Linseisen.

Os dados não fazem mais que destacar as recomendações dos médicos de consumir mais frutas frescas, mas os fumantes não devem se deixar enganar, advertiram. "Os efeitos do consumo de frutas são menores em relação aos que se consegue parando de fumar", disse o diretor deste centro.




Fonte: Agência AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379949/visualizar/