Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 08:37
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


A Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) pretende, até o final do ano, adotar um novo modelo de gestão a fim de melhorar tanto sua organização interna como o acesso dos pesquisadores às informações da instituição.

A gestão foi um dos temas discutidos no Fórum de Fundações de Amparo à Pesquisa, realizado em Salvador, no início desta semana. De acordo com o presidente da Fapemat, Antônio Carlos Camacho, a preocupação com a forma de gestão é comum à maioria das FAPs do País. Ele explica que ainda este ano será instalado um programa de gestão que disponibilizará todas as informações de interesse dos pesquisadores, que poderão, por exemplo, acompanhar o andamento de processos de projetos de pesquisa enviados em atendimento a editais, ou acessar a qualquer tipo de informação sobre os programas, bolsas e outros serviços oferecidos pela fundação. “Antes disso será feito um diagnóstico, no qual se levantará as necessidades da Fapemat em termos de gerenciamento”, disse ele.

AD HOC - A organização do trabalho dos consultores ad hoc (pesquisadores que analisam projetos de pesquisa concorrentes a financiamentos ou bolsas) também foi discutida no encontro. De acordo com Camacho, a sobrecarga de alguns consultores, principalmente dos mais famosos, é um problema: com um volume cada vez maior de projetos para analisar, os pesquisadores acabam tendo o seu tempo tomado. Camacho explica que a tendência dos estados é buscar consultores de fora, a fim de garantir a isenção das análises.

Por isso, o fórum propôs a criação de um banco comum de consultores que teria o duplo papel de divulgar consultores menos conhecidos e dividir o trabalho de análise. Para evitar sobrecarga, cada consultor contaria com um limite de projetos a analisar. Outra proposta é incluir o trabalho de análise de projetos como item de valorização do curriculum do pesquisador. “Esse sistema será bom principalmente para os pesquisadores de estados menos conhecidos, como Mato Grosso, que se disponham a ser consultores ad hoc. Isso vai ajudar a divulgar nossos pesquisadores”, afirma Camacho. ELEIÇÃO – Durante a reunião também foi eleita a nova diretoria do fórum. Para a presidência foi eleito o professor Jorge Bounassar Filho, da Fundação Araucária Paraná e como vice-presidente Alexandre Paupério, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Em homenagem ao falecido presidente da instituição, o fórum foi denominado Romeu Landi.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380000/visualizar/