Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 16:50

    Imprimir


De acordo com os últimos números apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Mato Grosso apresentou um crescimento de 98% no que se refere à colocação de trabalhadores no mercado de trabalho nos primeiros seis meses do ano.

Segundo dados do Sistema de Gestão de Ações de Emprego (Sigae) do MTE, enquanto durante todo o ano de 2003 o Sine colocou 9,8 mil trabalhadores no mercado, apenas nos seis primeiros meses de 2004 esse número já ultrapassa 10 mil.

Também nestes primeiros seis meses, aumentou em 93% o número de vagas que foram disponibilizadas pelos empregadores. No total foram 19,8 mil vagas ofertadas.

"Estamos visitando in loco os empresários e conscientizando-os da importância de estarem contratando seus funcionários através do Sine", afirmou a superintendente do Sine, Ivone Rosset.
Para cada trabalhador colocado ou recolocado no mercado de trabalho pelo Sine, o Governo Federal disponibiliza uma verba destinada à qualificação da mão-de-obra para o próximo ano. E esta verba tende a ser um pouco maior se as vagas atingirem à parcela da população que se encontra em vulnerabilidade social, como, por exemplo, afro-descendentes, jovens em busca do primeiro emprego, deficientes físicos, mulheres chefe de família e desempregados acima de 40 anos.

De acordo com os dados do Sigae, dentre os 10,1 mil trabalhadores colocados no mercado, mais de 1,1 mil são afro-descendentes, enquanto 1,4 são trabalhadores acima de 40 anos, 376 são mulheres chefes de família e 46 são deficientes físicos. Além destes, foram colocados também 3,4 mil jovens com idade entre 16 e 24 anos.

Vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), o Sine caminha para fazer com que a diferença entre o número de candidatos encaminhados às vagas disponibilizadas pelos empresários e o número de trabalhadores colocados no mercado se estreite. Atualmente muitas das vagas não são preenchidas por falta de capacitação dos candidatos.

"A Setec está direcionando seus trabalhos de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Se os empregadores precisam de pedreiros, são pedreiros que vamos capacitar", afirma a secretária Terezinha Maggi, que acha imprescindível o fechamento de parcerias com empresários e com entidades que visem o desenvolvimento do Estado.

Por meio do Plano Cidadão, a Setec desenvolve projetos de capacitação como o Parceria Rural, que conta com os cursos de operador de máquinas e implementos agrícolas e também com a capacitação na área da pecuária. Além destes, a secretaria atua em cursos de qualificação profissional na construção civil, construção pesada, comércio e serviços.

Para obter mais informações sobre cursos de qualificação, intermediação de mão-de-obra, como tirar a carteira de trabalho, requerimento ao seguro desemprego, acesso ao painel de vagas do dia e vagas para portadores de necessidades especiais, o trabalhador pode discar 616-0066, telefone este instalado para facilitar e melhorar o atendimento ao trabalhador, em parceria com a empresa Número Certo.

Em Mato Grosso, o Sine está instalado em 13 municípios. São eles: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380319/visualizar/