Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 15 de Junho de 2004 às 14:00

    Imprimir


Já começaram a chegar nas 45 mil escolas públicas de 5ª a 8ª série de todo o país os guias impressos para a escolha dos livros didáticos das cinco disciplinas obrigatórias: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História. A distribuição do Guia termina na primeira quinzena de junho e os professores têm até o dia 25 de junho para concluir a escolha dos títulos.

Em seguida, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação, vai iniciar o processo de negociação com as 16 editoras inscritas para aquisição dos 65 milhões de livros previstos. Depois de recebidas, as publicações serão mixadas e entregues aos Correios, que as encaminhará às escolas. Os livros devem ser distribuídos até o final do próximo semestre, a fim de chegar aos alunos no início do ano letivo de 2005.

As demais séries já foram contempladas com o PNLD do ano passado. Como a durabilidade prevista para os livros é de três anos, a renovação dos títulos, com nova escolha, se dará no ano que vem.

Guia

O Guia do PNLD 2004 contém 92 resenhas de livros. A edição atual vem sem as menções avaliativas (uma, duas e três estrelas) usadas nos anos anteriores. As estrelas foram substituídas por recomendações. Agora, a resenha de cada título é acompanhada por uma menção: obra recomendada com distinção, obra recomendada e obra recomendada com ressalvas. As obras recomendadas com ressalvas são aquelas isentas de erros conceituais ou preconceitos, que obedecem aos critérios mínimos de qualidade, mas contêm algumas limitações. Elas podem subsidiar trabalhos dos professores, desde que eles estejam atentos às observações e consultem as bibliografias para revisão.

Campanha

Para acelerar o trabalho, o FNDE sugere que as escolas que ainda não receberam o Guia impresso façam a escolha pela internet. Caso não disponham de computador, devem procurar as prefeituras, as secretarias municipais e os órgãos públicos que possuam computadores. Para ter acesso à listagem, o professor deve ir à página eletrônica e clicar no ícone Escolha PNLD/2005, localizado no canto esquerdo do monitor.

Os professores devem escolher os livros até 25 de junho, último dia para a seleção.




Fonte: Ultima Noticia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380502/visualizar/