Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 24 de Outubro de 2012 às 07:38
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


A juíza da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, proibiu 12 pesquisas de intenção de votos de responsabilidade do Mark Instituto de Pesquisa de serem divulgadas por indício de fraude, em uma ação proposta pela coligação do candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT).

As pesquisas do Mark são divulgadas em Cuiabá em parceria exclusiva com o portal RDNews, como foi feito no sábado com uma das pesquisas proibidas de divulgar, a de número MT 00679/2012, na segunda rodada do levantamento do instituto no segundo turno, onde o adversário do petista, Mauro Mendes (PSB), teria ampliado a diferença em 10 pontos percentuais. 

"Pelo exposto, diante da dúvida quanto à credibilidade das pesquisas e objetivando evitar dano ao processo eleitoral, defiro a liminar pleiteada, com base no artigo 17, § 2º da Resolução 23.364TSE", escreve a juíza na decisão. "Determino que o requerido Mark Instituto de Pesquisa e Opinião Ltda, se abstenha de divulgar qualquer resultado das pesquisas". Os candidatos Lúdio e Mauro também estão proibidos de divulgar qualquer uma das pesquisas.

Com a decisão, estão proibidasa divulgação de pesquisas registradas com os números MT-671/2012, MT-675/2012, MT-676/2012, MT-677/2012, MT-678/2012, MT-679/2012 MT-696/2012, MT-697/2012, MT-698/2012, MT-699/2012 MT-700/2012, MT-701/2012.

Caso haja desobediência, a multa diária para o instituto é de R$ 100 mil. A decisão da magistrada é mais um capítulo da judicialização da campanha devido ao acirramento da disputa.

Na ação de impugnação do registro da pesquisa, a assessoria da candidatura Lúdio, informa ser "estranho" o instituto requerer 12 pesquisas, sendo que as últimas seis pesquisas são em dias seguidos.

A assessoria do petista ainda informou à juíza que "uma simples consulta no Conselho Regional de Estatística da 3ª Região, a situação da empresa responsável pelas pesquisas é irregular". Além de que "ao consultar a lista das empresas registradas no conselho não consta o nome do Instituto Mark de Pesquisa e opinião", o que reforça "suspeitas de que se tratariam de pesquisas fraudadas, por instituto irregular".

Fraudes em pesquisas

No fim de semana, por exemplo, a juíza decidiu liminarmente em dois outros casos de pesquisas. Em um, impediu a publicação da pesquisa Vox Populi também sobre acusação de fraude, assim como determinou que os candidatos Mauro Mendes (PSB), Lúdio Cabral e meios de comunicação não divulgassem pesquisas de três institutos do interior de São Paulo que fizeram levantamento em Cuiabá somente no segundo turno.

Ficaram proibidos assim de divulgarem pesquisas em Cuiabá o Instituto de Pesquisa Realidade, Rose Mary Moreno de Araujo – Consult Assessoria, Marketing e Pesquisa e Full Marketing e Pesquisa. Nos dois casos de impugnação de pesquisa, o processo foi protocolizado pela candidatura do empresário Mauro.

Há menos de uma semana, reportagem do Olhar Direto havia alertado sobre fraudes de pesquisas dos institutos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/38146/visualizar/