Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 16:09
Por: Franchesca Bogo

    Imprimir


Através de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e Secretaria de Educação (Seduc), foi inaugurado nesta quinta-feira (03.06), a unidade de inclusão digital do município de Terra Nova do Norte (650 km de Cuiabá).

A unidade faz parte do Projeto Mato Grosso Ação Digital, que tem o objetivo de promover a inclusão social, utilizando parcerias entre instituições e órgãos governamentais, empresas privadas e do terceiro setor, de modo a proporcionar à população de baixa renda o acesso às tecnologias de informação.

A ação já estava ocorrendo desde o ano passado, beneficiando crianças e adultos. Uma vez por semana, os instrutores prestam atendimento também a uma turma da terceira idade, que mostrou muita dedicação e vontade de aprender.

Segundo a aluna Maria Ilda Santos Costa, Deus deu inteligência para todas as pessoas, mas é necessário que uns ajudem aos outros, trocando conhecimentos, assim como os instrutores do projeto estão fazendo com os cidadãos da terceira idade. “Eu não conseguia nem ligar uma televisão que não fosse a minha porque tinha medo de apertar o botão errado e estragar alguma coisa. Hoje eu já consigo digitar muitas coisas e cada dia aprendo a usar um botão diferente”, concluiu a aluna, empolgada.

“As aulas são uma alegria e o êxito se deve não só pelo esforço dos alunos, mas também pelo incentivo que estamos recebendo dos organizadores deste projeto. A terceira idade deveria ser chamada de melhor idade, porque é nessa época da vida que sabemos aproveitar tudo que acontece em nossas vidas”, afirmou o aluno Aguedo Pereira, de 65 anos.

O projeto pode ser implantado em três modalidades: EducAÇÃO, IntegrAÇÃO e SuperAção, sendo instalado em dependências de escolas, conjuntos habitacionais e locais cedidos e mantidos por prefeituras e Ongs, respectivamente.

Na cerimônia de descerramento de placa, o prefeito de Terra Nova, Luiz Cândido de Oliveira, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio que vem recebendo e frisou que este Governo não centraliza as ações, mas sim faz o possível para beneficiar todos os municípios.

De acordo com a secretária adjunta de Cidadania da Setec, Adriana Rodrigues, a cidade já havia sido beneficiada com 25 unidades habitacionais, que já estão na fase final das obras e, ainda, acaba de assinar um novo convênio para a construção de mais 25 casas.

Além da unidade de inclusão digital em Terra Nova, o projeto já implantou outras unidades no Hospital Júlio Muller (Projeto EIC Hospitais) e no Ganha Tempo, em Cuiabá, através de parcerias com a Seduc, Brasil Telecom, Cepromat e o Programa de Informatização do Ministério da Educação (Proinfo/MEC).

Num primeiro momento, foram disponibilizados 10 computadores pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do Mec (NTE) que, futuramente serão substituídos por novos equipamentos que utilizarão a plataforma Linux, conhecida como software livre.

Na oportunidade, foi realizada a aula inaugural da unidade, com explanações sobre o projeto Mato Grosso Ação Digital e a distribuições de Cartilhas da Cidadania. A cartilha tem o objetivo de conscientizar os cidadãos quanto à importância do exercício pleno dos direitos, através da garantia à liberdade de expressão, igualdade, convivência social, acesso a órgãos institucionais, trabalho remunerado, saúde e educação.

A implantação dessas unidades - espaços físicos de acesso público às tecnologias da informação e do conhecimento – se dá a partir da demanda local da comunidade, após análise e aprovação do Comitê Estadual, levando-se em conta o Índice de Desenvolvimento Humano, o mapa da exclusão digital e a viabilidade técnica e econômica.

A unidade irá funcionar de segunda a sábado, inclusive à noite, para atender todos os cidadãos que estiverem interessados em ter acesso à informática, diminuindo assim os índices contidos no mapa da exclusão digital de nosso estado.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381746/visualizar/