Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 12:39
Por: Maria Helena Benedeti Barbuio

    Imprimir


Embora a comunidade acadêmica (alunos, professores e técnicos administrativos) já ter dado sua opinião, através da consulta popular (eleição) realizada segunda-feira, sobre a para reitor da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), a decisão só será tomada mesmo pelo presidente da República, que indicará quem será o próximo reitor.

O diretor da universidade em Sinop, Marco Antonio Pereira Pinto, explicou que a Comissão Superior -formada pelos conselhos: Diretor, Universitário e de Ensino Pesquisa e Extensão- é quem irá, de fato, enviar ao presidente a lista com nomes de três candidatos. Conforme ele, os membros da comissão se reúnem para discutir as eleições, definem tudo, desde data para inscrição até envio da lista, lançam o edital de inscrição -onde qualquer professor, desde que seja adjunto nível 4, titular ou doutor (na ativa), pode concorrer ao cargo de reitor independente se participou ou não do processo de consulta. “Existe um compromisso entre a comunidade acadêmica e candidatos à eleição, em que o escolhido na consulta é o primeiro da lista enviada para ao presidente que geralmente o indica para o cargo. Mas isso não significa que o presidente vá indicar outro sem ser o primeiro da lista.

Ele (presidente) é quem decide”, ressaltou. “A eleição na universidade começa de fato a partir da reunião do conselho superior, onde os votos dos professores têm peso de 70% e o restante, 30% dos acadêmicos e profissionais conforme o resultado da consulta”, completou.

Marco Antonio acredita que a comissão irá se reunir amanhã e até o final deste mês todo o processo já esteja concluído e a lista enviada ao Ministério da Educação para análise e decisão. O nome do novo reitor só deve ser divulgado em outubro quando termina o mandato do atual reitor e acontece a posse do novo diretor que ficará frente à instituição nos próximos 4 anos. “A posse do vice-reitor só acontece 4 meses depois e segue todos os trâmites para escolha do reitor, só que com a nova constituição a nomeação pode ser feita pelo reitor da universidade e não necessariamente pelo presidente da República”, informou Marco Antonio.

Conforme o diretor em Sinop, dos 236 votos, o atual reitor e candidato a reeleição Paulo Speller teve 228 votos, e o candidato Lucirdes Ferreira, 18 votos. Marco Antonio avaliou como positiva a participação da comunidade acadêmica nas eleições. Segundo ele, dos 259 alunos, 233 votaram, além dos 10 professores e dos 3 técnicos administrativos. “Tivemos uma excelente participação, onde a abstenção foi muito pequena. Foi muito boa a eleição aqui”, avaliou.




Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381791/visualizar/