Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Junho de 2004 às 08:47
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


A divulgação de alguns números preliminares em relação ao eleitorado que votará nas eleições deste ano, faz com que se abra uma discussão em torno da precisão dos números apontados pelo IBGE, referente aos habitantes de alguns municípios da região Médio-Norte de Mato Grosso. A discussão ficou mais forte, com a aprovação da PEC pela Câmara dos Deputados, em Brasília, que trata da redução do numero de vereadores.

Para se ter uma idéia, o município de Nortelândia, conta hoje com 6377 habitantes, de acordo com dados de 2003, fornecidos pelo IBGE e números preliminares indicam que há no município 5463 eleitores aptos a votar em 03 de Outubro. Na verdade pouco mais de 90% da população é formada por eleitores, desse total apenas 914 pessoas não teriam direito a voto.

No município de Santo Afonso os números aumentam ainda mais a discussão, são 2.144 eleitores para 2.572 Habitantes. Nova Marilândia, dos atuais 2.714 moradores, 1.957 são eleitores. Em Arenápolis, dos 11.006 habitantes, 7.703 são eleitores. Na verdade o que acontece é que muitas pessoas deixaram essa cidades para trabalhar em outros municípios e estados, mas acabam mantendo o domicilio eleitoral, como forma de retornar para reencontrarem parentes e amigos, mas isso acaba gerando certa polêmica, porque essas pessoas acabam decidindo a eleição, principalmente porque para se deslocarem acabam recebendo benefícios, como passagens, de candidatos com poder aquisitivo melhor e que desejam se eleger, na maioria dos casos, os candidatos á cargos majoritários. È comum em época de eleições, principalmente municipais, o numero de ônibus para essas cidades ser bem maior, e há até a formação de Grupos Musicais patrocinados por candidatos que permanecem o dia todo na rodoviária ou ponto de ônibus, cantando para receber os eleitores.




Fonte: Redação RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381859/visualizar/