Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2004 às 15:39
Por: Carlos Martins

    Imprimir


A Agricultura familiar, os transgênicos, a preservação dos recursos hídricos e a responsabilidade empresarial para com o meio ambiente são alguns dos temas a serem discutidos durante o I Simpósio de Biologia de Mato Grosso. O evento é uma realização do Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas (ICNT) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Até agora mais de 600 pessoas já estão inscritas para o simpósio, que será realizado no campus da Unemat em Tangará da Serra, entre os dias 2 e 5 de junho.

De acordo com o diretor do ICNT, professor Antônio Malheiros, durante o simpósio, os participantes terão oportunidade de conhecer a produção científica de Mato Grosso. Além dos alunos e professores das redes pública e privada, poderão participar do simpósio profissionais que atuam nas áreas das Ciências Biológicas, Sociais, Ambientais, Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia. Também podem se inscrever representantes de conselhos de classe, de movimentos ecológicos, entidades sociais e profissionais liberais.

No simpósio, cujo tema é “A Conectividade das Ciências Sócio-Ambientais”, haverá palestras, mesas-redondas, a divulgação de trabalhos e também a apresentação de teses de doutorado. A Unemat tem quatro cursos regulares de Biologia em Mato Grosso: em Tangará da Serra, Cáceres (onde fica a sede), Nova Xavantina e Alta Floresta. Além disso, a universidade tem três cursos voltados para a formação de professores de Biologia em Guarantã do Norte, Araputanga e Luciara. Também estão vinculados ao Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas os cursos de Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal e Enfermagem.

O professor Antonio Malheiros considera que o número de inscrições registradas até agora – mais de 600 - demonstra a importância dos temas que serão discutidos. “Quem quiser participar poderá fazer sua inscrição até o início do simpósio no próprio local”, disse Malheiros, que elogiou o apoio da classe empresarial, do poder público e da sociedade na realização do evento. Durante o simpósio estão programados 26 mini-cursos. Existem entre 20 e 50 vagas para cada sala. Na abertura do simpósio, na próxima quarta-feira, dia 2 de junho, às 9h, a presidente do Conselho Federal de Biologia, Noemy H. Tomita vai proferir a palestra “Transgênicos e Clonagem: Mitos e Realidades”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382413/visualizar/