Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Maio de 2004 às 22:04

    Imprimir


RIO - Estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, revelou que as empresas contrataram 776 mil funcionários no primeiro trimestre deste ano. No boletim Notas Econômicas, divulgado hoje, entre os novos postos de trabalho formal, três quartos (ou 582 mil) foram abertos no interior do país.

''Enquanto o emprego nas capitais dos estados aumentou 2,4%, o ritmo de crescimento foi duas vezes maior no interior, de 4,1%'', sinaliza a nota da CNI.

Nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife, o número de postos de trabalho cresceu 2,7% entre janeiro e março, em relação ao primeiro trimestre do ano passado. No interior, por sua vez, o contingente de trabalhadores com carteira assinada cresceu 3,8% no mesmo período.

''As chances de êxito na busca pelo emprego ampliam-se consideravelmente se o trabalhador estiver no interior do país'', cita o boletim da CNI.

O aumento da oferta de empregos no interior dos estados é resultado da expansão da agroindústria. ''O crescimento das safras e das exportações de produtos agrícolas ampliaram as atividades das empresas que trabalham com processamento e industrialização de alimentos'', diz o economista da Unidade de Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento da CNI, Paulo Mol.

Prova disso é que, nas regiões Sul e Centro-Oeste, a taxa de crescimento do emprego no interior foi maior que o dobro registrado nas capitais. No Sul do Brasil, mais de 90% dos empregos criados nos últimos 12 meses se concentraram em empresas localizadas no interior. Em Mato Grosso, estado que vem se destacando pela expressiva produção de grãos, a oferta de postos de trabalho cresceu 9,6% no primeiro trimestre, frente a igual período de 2003.

''Esse forte crescimento contrapõe-se à queda de 2,2% ocorrida em Cuiabá, capital do estado'', mostra o boletim.

O fenômeno se repete no Nordeste. Com o crescimento das exportações de açúcar e álcool, a Zona da Mata de Pernambuco foi a responsável pela abertura de 90% dos postos de trabalho criados no estado nos últimos 12 meses.

Além da expansão da agroindústria, Paulo Mol considera que o crescimento das empresas e, conseqüentemente, do emprego no interior do país também pode ser atribuído à melhoria da rede de escoamento da produção.




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382502/visualizar/