Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Maio de 2004 às 15:29

    Imprimir


O Programa Coca-Cola Reciclou, Ganhou, iniciativa da Renosa e da Recimat, obteve nesta terça-feira a adesão de 4,8 mil estudantes do Colégio São Gonçalo para a divulgação dos conceitos de reciclagem, coleta seletiva e educação ambiental. Lançado hoje aos alunos da educação infantil a 4º série, na sede da instituição, o programa estimula a aprendizagem sobre cuidados com o meio ambiente, a solidariedade e o estímulo à cidadania.

O gerente de Relações Externas da Renosa, Nilson Tagliari, diz que em três meses do programa, já foram recolhidos das ruas e das comunidades de Cuiabá 150 mil garrafas PET e lata de alumínio junto a escolas de Cuiabá e Várzea Grande. “Temos uma longa parceria com o Colégio São Gonçalo, uma instituição séria. Os alunos vão poder auxiliar a entidade escolhida para receber benefício do programa e evitar que garrafas cheguem aos córregos e ao rio Cuiabá”, assinalou os ganhos do programa.

Segundo o gerente da Renosa, o programa, com espírito de educação ambiental é aplicado em outras partes do Brasil em associações e supermercados, mas a empresa optou em Mato Grosso por levá-lo às escolas, por causa do efeito maior de educar crianças e adolescentes. Para apresentar o programa aos alunos, a Coca-Cola levou para o colégio o teatro da “Dorothéia e sua Trupe”.

A aplicação do programa compreende a instalação de três barracas da Coca-Cola no colégio para recolhimento de garrafas vazias de PET de refrigerante, de água e lata de alumínio de qualquer produto ou marca. Durante um mês, a barraca recolhe os materiais entregues pelos alunos.

Em troca, os estudantes recebem um bônus, que somados vão estabelecer a pontuação necessária para um brinde individual e uma benfeitoria para o Centro de Promoção Humana Emanuel (Cenprhe), da Vila São João, próximo ao bairro Ouro Verde, em Várzea Grande. A entidade foi escolhida em votação, semana passada, por 2,7 mil alunos para receber o benefício do programa.

A dinâmica do programa prevê que durante um mês, um funcionário da Recimat vai receber o material a ser reciclado e na troca deles no posto de recebimento vai conceder brindes ou cupons para os alunos acumularem pontos do programa. Os níveis de pontos somados vão corresponder a um determinado brinde. Para isso, haverá uma tabela de conversão da quantidade de material reciclável, que estará na barraca ou ponto de troca do colégio.

Segundo a vice-diretora da escola, professora Derli Cléria da Silva Cezar, o colégio já trabalha com a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. “Há oito anos implementamos projeto voltado ao meio ambiente e nossos alunos têm a consciência de preservação com as aulas e pesquisas em visita aos municípios de Chapada dos Guimarães e Poconé”, disse a professora.

A aprendizagem foi bem assimilada pelos alunos. Como Isabela Cristina Martins Resende, de 8 anos e da 3ª série, que já pensa como pode aproveitar a reciclagem de garrafas plásticas de PET. “Antes do projeto eu já pensava em reciclar e produzir alguma coisa, como estojo, que minha avó me ensinou. A gente sobrevive do meio ambiente, se jogar coisas na rua, vamos ficar doentes”, ensina. “Nós devemos cuidar do meio ambiente, não devemos deixar ele sujo. Se eu acho uma lata na rua eu pego e levo para casa para dar a quem precisa”, completa Danilo Péricles Marandola, de 10 anos e da 4ª série.

A coordenadora do Centro de Promoção Humana Emanauel, irmã Maria Tereza Urbano, diz que o gesto das crianças é resultado do ensino que recebem. “Os alunos fizeram o que Jesus fez e escolheram os mais carentes, pessoas que mais necessitam de apoio. Aproveito para agradecer o recolhimento de material para nos beneficiar. A parceria não é só material, é de coração”, disse sobre o fato dos alunos terem assistido vídeo sobre a realidade da entidade e escolhido o centro para receber o benefício.

Segundo o Gerente de Relações Externas da Renosa, Nilson Tagliari, o lançamento do Reciclou, Ganhou hoje, no Colégio São Gonçalo, extrapola para a comunidade o conceito ambiental do programa. “Nós vamos desenvolver além do programa de educação ambiental, um trabalho de incentivo aos conceitos de cidadania pelo fato dos alunos terem votado para escolher a instituição da comunidade a ser beneficiada com o programa”, afirmou hoje, ao reforçar a importante ligação que o Colégio São Gonçalo faz entre a teoria e a prática de aprendizagem.

A votação para selecionar a entidade, explica a coordenadora de 5ª à 8ª Séries e do Ensino Fundamental do colégio, professora Elenir Proença, foi feita a partir de um vídeo produzido pelo São Gonçalo, quando os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a situação de algumas entidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Renosa

A Renosa é uma empresa mato-grossense que atua no mercado local há 27 anos. Franqueada da Coca-Cola para Mato Grosso e mais18 cidades de Goiás, a Renosa é uma das mais modernas empresas do segmento de bebidas. Atualmente emprega mais de 700 pessoas.

A capacidade produtiva do seu parque industrial é de 378 milhões de litros/ano, gerando mais de R$ 40 milhões em impostos anuais. Além do Programa Coca-Cola “Reciclou, Ganhou”, a Renosa desenvolve outros projetos de cunho social interno e externo, com benefício tanto a colaboradores quanto a comunidade onde atua.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382660/visualizar/