Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 26 de Maio de 2004 às 11:54
Por: Ailsinei Alves

    Imprimir


Mato Grosso produziu mais de 25 milhões de sacas de arroz na safra 2003-2004. É o que revelam os dados foram apresentados hoje pela APA (Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso) depois de fazer um levantamento em toda a cadeia produtiva do arroz no Estado, responsável pela movimentação de R$ 4 bilhões.

Segundo o presidente da associação, Ângelo Maronezzi, durante a safra passada, foram produzidos 1,530 milhão de toneladas em Mato Grosso. Este ano mesmo com o aumento da área plantada, Maronezzi disse que houve uma redução na produção no Estado. "Na safra 2002/2003 tínhamos uma área de plantio de 345 mil hectares e estavam sendo colhidas cerca de 3.150 quilos por hectare, nesta safra a área de plantio é de 585 mil hectares porém foram colhidos cerca de 2.600 quilos por hectare, um número muito abaixo da colheita passada", ressaltou.

"Tudo isso foi ocasionado pelo excesso de chuva que prejudicou todas as culturas, entre elas o arroz. Mas acredito que para a próxima safra deverá haver um aumento na colheita do produto, que deverá ter uma boa valorização a partir do segundo semestre, por causa da escassez do produto em todo o mundo já que existe um consumo maior que a produção", prevê.

Ângelo lembrou que a cultura do arroz ainda é pequena em relação às outras culturas, pois o arroz ainda não está sendo um produto de exportação como a soja, por exemplo. Mas aposta numa mudança o que deve fazer com que haja uma maior procura pelo produto e, conseqüentemente, uma maior valorização no preço. "A partir do segundo semestre isto começa a acontecer e os produtores vão notar a importância do produto e vão começar a comercializar, porque a necessidade do mercado externo vai fazer com que o produto seja ainda mais valorizado. Os agricultores vão perceber a importância de se fazer uma rotação de culturas, onde o produto será muito mais valorizado", destacou.

"Um exemplo bem claro é a China que dentro de dois anos deverá exportar de cerca de 20 milhões de toneladas do produto para suprir sua demanda interna de consumo, enquanto que o Brasil produz atualmente 11 milhões de toneladas de arroz, o que não é suficente nem para demanda nacional que fica entorno de 12 milhões de toneladas. Isso prova que há muito campo para invesitmento na cultura do arroz", explicou Ângelo.

Nesta safra, Mato Grosso produziu 25,494 milhões de sacas de arroz, e a produção deste cereal faz com que mais empresas ligadas ao seguimento agrícola se instalem no Estado gerando emprego e renda.




Fonte: Sinop

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/382695/visualizar/